O prefeito de Passos, no Sul de Minas, Ataíde Vilela (PSDB), iniciou a elaboração de um projeto para estimular a produção de água na zona rural do município. Baseada no programa “Produtor de Água”, da Agência Nacional das Águas (ANA), a proposta envolve diversas instituições e entidades, além do próprio produtor rural, que poderá até receber incentivos financeiros para aderir ao projeto que visa a redução da erosão do solo e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais.
Segundo o prefeito, medidas para evitar o racionamento de água na zona urbana já estão sendo tomadas pela Prefeitura e Saae, através da ampliação do sistema de tratamento de água do Rio Grande e do plano de preservação da bacia do ribeirão Bocaina, o mais antigo manancial de água potável do município.
Entretanto, na zona rural, a situação é preocupante, com diversas propriedades passando pela escassez dos recursos hídricos. Por isso, a importância de se investir num projeto de recuperação das fontes de água das áreas rurais, que, para ter sucesso, precisa da participação efetiva do produtor rural.
Produtor de água
A proposta de Ataíde Vilela é para a implantação do programa Produtor de Água, da ANA, por meio da adesão voluntária dos produtores rurais para os projetos ambientais, que podem ser: construção de terraços e bacias de infiltração da água da chuva, da readequação das estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal, saneamento ambiental ,etc.
Esse programa prevê também o pagamento de incentivos aos produtores que contribuírem para a proteção e recuperação dos mananciais, o que geraria benefícios para a bacia hidrográfica e a população.
Os representantes das instituições na reunião no gabinete do prefeito se comprometeram a colaborar na elaboração do projeto e na mobilização dos produtores rurais, a exemplo do que ocorreu na região de Nova Iorque (Estados Unidos) e no município de Extrema, em Minas Gerais – que se inspirou nos norte-americanos e paga para os agricultores que prestam serviços ambientais que resultam numa maior produção de água no município.
O projeto será elaborado após ampla discussão e contribuições de todas as instituições envolvidas, que terão a primeira reunião de trabalho nesta terça-feira, no anfiteatro da Casa da Cultura.
Comentários