Pular para o conteúdo principal

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: PASSOS INICIA PROJETO DE PRODUÇÃO DE ÁGUA NO CAMPO


O prefeito de Passos, no Sul de Minas, Ataíde Vilela (PSDB), iniciou a elaboração de um projeto para estimular a produção de água na zona rural do município. Baseada no programa “Produtor de Água”, da Agência Nacional das Águas (ANA), a proposta envolve diversas instituições e entidades, além do próprio produtor rural, que poderá até receber incentivos financeiros para aderir ao projeto que visa a redução da erosão do solo e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais.

Segundo o prefeito, medidas para evitar o racionamento de água na zona urbana já estão sendo tomadas pela Prefeitura e Saae, através da ampliação do sistema de tratamento de água do Rio Grande e do plano de preservação da bacia do ribeirão Bocaina, o mais antigo manancial de água potável do município. 

Entretanto, na zona rural, a situação é preocupante, com diversas propriedades passando pela escassez dos recursos hídricos. Por isso, a importância de se investir num projeto de recuperação das fontes de água das áreas rurais, que, para ter sucesso, precisa da participação efetiva do produtor rural.

Produtor de água
A proposta de Ataíde Vilela é para a implantação do programa Produtor de Água, da ANA, por meio da adesão voluntária dos produtores rurais para os projetos ambientais, que podem ser: construção de terraços e bacias de infiltração da água da chuva, da readequação das estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal, saneamento ambiental ,etc. 

Esse programa prevê também o pagamento de incentivos aos produtores que contribuírem para a proteção e recuperação dos mananciais, o que geraria benefícios para a bacia hidrográfica e a população.

Os representantes das instituições na reunião no gabinete do prefeito se comprometeram a colaborar na elaboração do projeto e na mobilização dos produtores rurais, a exemplo do que ocorreu na região de Nova Iorque (Estados Unidos) e no município de Extrema, em Minas Gerais – que se inspirou nos norte-americanos e paga para os agricultores que prestam serviços ambientais que resultam numa maior produção de água no município.

O projeto será elaborado após ampla discussão e contribuições de todas as instituições envolvidas, que terão a primeira reunião de trabalho nesta terça-feira, no anfiteatro da Casa da Cultura. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho