Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA: INATEL APRESENTA PROJETO INOVADOR NA CAMPUS PARTY 2015


Os professores do Inatel, Lúcio Henrique de Oliveira e Antônio Marcos Alberti, apresentaram na Campus Party Brasil, o Projeto NovaGenesis, uma proposta de Internet do Futuro

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, participou do maior evento de tecnologia do mundo, a Campus Party 2015.

O Instituto teve um estande na área destinada à mostra de projetos universitários denominada Campus Future, onde apresentou o projeto NovaGenesis, que prevê a criação de uma nova arquitetura para a Internet capaz de suportar a evolução tecnológica acelerada que estamos vivenciando. 

A instituição foi representada pelo professor Antônio Marcos Alberti, idealizador do projeto, e pelo professor Lúcio Henrique de Oliveira, que participa das pesquisas. Houve demonstrações no estande de como essa nova arquitetura funciona e como ela pode ser utilizada na prática.

Para o professor Alberti, participar da Campus Party é uma ótima oportunidade de divulgar o projeto e as pesquisas desenvolvidas na instituição mas, principalmente, de cativar os estudantes a conhecerem novas abordagens e ideias inovadoras. 

"É importante que os jovens tenham contato com a ciência o quanto antes, pois é dessa forma que podem abrir suas mentes. E uma vez aberta, a mente nunca mais se fecha", destaca.

O projeto NovaGenesis existe desde 2008 e é fruto da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pelo professor Alberti no Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações da Coreia do Sul, ETRI. 

Hoje, ele possui várias frentes que abordam a integração dessa nova arquitetura com outras tecnologias como Redes Programáveis, Open Flow, Internet das Coisas, Cloud Computing e 5G. Todas essas pesquisas são desenvolvidas no ICT Lab (Information and Communication Technologies Laboratory), mais novo laboratório do Inatel.

As pesquisas são desenvolvidas em parceria com outras instituições de ensino do país como Unisinos, Unicamp e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e também entidades estrangeiras como a Universidade Lusófona em Portugal, a Escola Politécnica de Bucareste na Romênia, o TSSG (Telecommunications Software and Systems Group) na Irlanda e a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

A apresentação do Inatel será nos dias 6 e 7, das 10h às 20h, no estande B7. Haverá premiação para os melhores projetos.

Outras participações
O Inatel também esteve presente em uma mesa redonda sobre Robótica que contou com a participação de estudantes de universidades de todo o país. A aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação, Monique Paduan, representou a equipe de robótica do Inatel, Robotbulls, e contar como ela foi criada, as linhas de pesquisa em que atuam e os resultados obtidos em 2014. 


A instituição também levou 50 alunos para participarem como campuseiros do evento. A caravana, que acontece todos os anos, é uma forma de fazer com que os alunos se interem sobre o mundo digital e as novas tecnologias e ainda ampliem sua rede de contatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TRIBUNAL CONFIRMA PARALISAÇÃO DO "PROGRAMA ESCOLAS CÍVICO-MILITARES" DO GOVERNO ESTADUAL

O Tribunal de Contas mineiro manteve, em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (17/12), a paralisação da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, do governo estadual. Com a decisão, o governo estadual não pode, a partir de 2026, dar continuidade ao modelo nas nove escolas mineiras que já o adotavam, assim como deve interromper possíveis projetos que visam expandir a política educacional. O relator do Processo Agravo nº 1.199.973, conselheiro em exercício Adonias Monteiro, elencou, entre outros aspectos, os principais motivos para a paralisação do projeto: ausência de lei em sentido formal que respalde a implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares e inexistência de previsão orçamentária compatível com a política. “A alegação da existência de perigo da demora inverso, com a suspensão repentina do programa nas nove escolas já participantes, podendo gerar retrocesso social, insegurança jurídica e prejuízos concretos à comunidade escolar, não r...