Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA: INATEL APRESENTA PROJETO INOVADOR NA CAMPUS PARTY 2015


Os professores do Inatel, Lúcio Henrique de Oliveira e Antônio Marcos Alberti, apresentaram na Campus Party Brasil, o Projeto NovaGenesis, uma proposta de Internet do Futuro

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, participou do maior evento de tecnologia do mundo, a Campus Party 2015.

O Instituto teve um estande na área destinada à mostra de projetos universitários denominada Campus Future, onde apresentou o projeto NovaGenesis, que prevê a criação de uma nova arquitetura para a Internet capaz de suportar a evolução tecnológica acelerada que estamos vivenciando. 

A instituição foi representada pelo professor Antônio Marcos Alberti, idealizador do projeto, e pelo professor Lúcio Henrique de Oliveira, que participa das pesquisas. Houve demonstrações no estande de como essa nova arquitetura funciona e como ela pode ser utilizada na prática.

Para o professor Alberti, participar da Campus Party é uma ótima oportunidade de divulgar o projeto e as pesquisas desenvolvidas na instituição mas, principalmente, de cativar os estudantes a conhecerem novas abordagens e ideias inovadoras. 

"É importante que os jovens tenham contato com a ciência o quanto antes, pois é dessa forma que podem abrir suas mentes. E uma vez aberta, a mente nunca mais se fecha", destaca.

O projeto NovaGenesis existe desde 2008 e é fruto da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pelo professor Alberti no Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações da Coreia do Sul, ETRI. 

Hoje, ele possui várias frentes que abordam a integração dessa nova arquitetura com outras tecnologias como Redes Programáveis, Open Flow, Internet das Coisas, Cloud Computing e 5G. Todas essas pesquisas são desenvolvidas no ICT Lab (Information and Communication Technologies Laboratory), mais novo laboratório do Inatel.

As pesquisas são desenvolvidas em parceria com outras instituições de ensino do país como Unisinos, Unicamp e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e também entidades estrangeiras como a Universidade Lusófona em Portugal, a Escola Politécnica de Bucareste na Romênia, o TSSG (Telecommunications Software and Systems Group) na Irlanda e a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

A apresentação do Inatel será nos dias 6 e 7, das 10h às 20h, no estande B7. Haverá premiação para os melhores projetos.

Outras participações
O Inatel também esteve presente em uma mesa redonda sobre Robótica que contou com a participação de estudantes de universidades de todo o país. A aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação, Monique Paduan, representou a equipe de robótica do Inatel, Robotbulls, e contar como ela foi criada, as linhas de pesquisa em que atuam e os resultados obtidos em 2014. 


A instituição também levou 50 alunos para participarem como campuseiros do evento. A caravana, que acontece todos os anos, é uma forma de fazer com que os alunos se interem sobre o mundo digital e as novas tecnologias e ainda ampliem sua rede de contatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.