Pular para o conteúdo principal

UFJF OBTÉM AUTORIZAÇÃO PARA PAGAR DIRETAMENTE A FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA TERCEIRIZA


Em acordo estabelecido na Procuradoria do Trabalho em Juiz de Fora, no último dia 12, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conseguiu autorização legal para pagar diretamente o salário referente ao mês de janeiro aos 268 funcionários da empresa Terceiriza Serviços Ltda, contratada pela instituição.

Para que efetue os depósitos, a Pró-reitoria de Planejamento e Gestão da UFJF está obtendo junto à empresa os dados bancários de cada trabalhador lotado na Universidade e no Hospital Universitário (HU). Assim que completar a coleta e estiver hábil a depositar, informará a data de emissão das ordens bancárias no portal www.ufjf.br. O setor está concentrando esforços para que os trabalhos sejam realizados no prazo mais curto possível.

A UFJF havia repassado, em dia, os valores para a Terceiriza realizar o pagamento. No entanto, mesmo com notificação da Universidade frisando a necessidade de a empresa seguir os compromissos trabalhistas sob o risco de ser punida, os recursos não haviam sido depositados na conta dos colaboradores.

A decisão de pagar diretamente aos funcionários da empresa foi tomada em reunião realizada na Procuradoria do Trabalho em Juiz de Fora. Participaram do encontro a presidente da Procuradoria, Silvana da Silva de Suckow, o pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFJF, Paulo Nepomuceno, o procurador federal junto à UFJF, Marcelo de Castro Silva, o superintendente do HU, Dimas Araújo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora (Sinteac), Paulo Sérgio Félix, e o chefe do Setor Jurídico do HU, Sebastião Marsicano Júnior. A Terceiriza não participou da reunião.

Conforme a audiência, a Universidade e o Hospital pretendem rescindir o contrato com a Terceiriza pela inadimplência contratual. Veja abaixo trecho da ata da reunião:

“(…) as partes aqui presentes, após discutida a questão juntamente com o Ministério Público do Trabalho, estipularam que o meio de prover a subsistência dos trabalhadores e cumprir com as obrigações trabalhistas seria realizarem o pagamento salarial diretamente aos empregados da Terceiriza que lhe prestam serviços, utilizando-se como parâmetro as folhas salarias disponibilizadas (janeiro, para a Universidade e janeiro, para o Hospital), devendo o Sindicato tentar estabelecer contato com a empresa para obter a folha de janeiro pendente de modo a se realizar os ajustes devidos e, ainda, os valores relativos a vale-transporte e vale alimentação.

Ficou consignado que a inadimplência da empresa poderá acarretar a responsabilidade subsidiária de ente público para o pagamento das parcelas trabalhistas, pelo que, de modo a preveni-la, e, caso possível, deveriam ser retidos os valores a serem pagos à empresa, analisando-se as cláusulas contratuais para tal providência.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...