Pular para o conteúdo principal

UFJF OBTÉM AUTORIZAÇÃO PARA PAGAR DIRETAMENTE A FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA TERCEIRIZA


Em acordo estabelecido na Procuradoria do Trabalho em Juiz de Fora, no último dia 12, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conseguiu autorização legal para pagar diretamente o salário referente ao mês de janeiro aos 268 funcionários da empresa Terceiriza Serviços Ltda, contratada pela instituição.

Para que efetue os depósitos, a Pró-reitoria de Planejamento e Gestão da UFJF está obtendo junto à empresa os dados bancários de cada trabalhador lotado na Universidade e no Hospital Universitário (HU). Assim que completar a coleta e estiver hábil a depositar, informará a data de emissão das ordens bancárias no portal www.ufjf.br. O setor está concentrando esforços para que os trabalhos sejam realizados no prazo mais curto possível.

A UFJF havia repassado, em dia, os valores para a Terceiriza realizar o pagamento. No entanto, mesmo com notificação da Universidade frisando a necessidade de a empresa seguir os compromissos trabalhistas sob o risco de ser punida, os recursos não haviam sido depositados na conta dos colaboradores.

A decisão de pagar diretamente aos funcionários da empresa foi tomada em reunião realizada na Procuradoria do Trabalho em Juiz de Fora. Participaram do encontro a presidente da Procuradoria, Silvana da Silva de Suckow, o pró-reitor de Planejamento e Gestão da UFJF, Paulo Nepomuceno, o procurador federal junto à UFJF, Marcelo de Castro Silva, o superintendente do HU, Dimas Araújo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora (Sinteac), Paulo Sérgio Félix, e o chefe do Setor Jurídico do HU, Sebastião Marsicano Júnior. A Terceiriza não participou da reunião.

Conforme a audiência, a Universidade e o Hospital pretendem rescindir o contrato com a Terceiriza pela inadimplência contratual. Veja abaixo trecho da ata da reunião:

“(…) as partes aqui presentes, após discutida a questão juntamente com o Ministério Público do Trabalho, estipularam que o meio de prover a subsistência dos trabalhadores e cumprir com as obrigações trabalhistas seria realizarem o pagamento salarial diretamente aos empregados da Terceiriza que lhe prestam serviços, utilizando-se como parâmetro as folhas salarias disponibilizadas (janeiro, para a Universidade e janeiro, para o Hospital), devendo o Sindicato tentar estabelecer contato com a empresa para obter a folha de janeiro pendente de modo a se realizar os ajustes devidos e, ainda, os valores relativos a vale-transporte e vale alimentação.

Ficou consignado que a inadimplência da empresa poderá acarretar a responsabilidade subsidiária de ente público para o pagamento das parcelas trabalhistas, pelo que, de modo a preveni-la, e, caso possível, deveriam ser retidos os valores a serem pagos à empresa, analisando-se as cláusulas contratuais para tal providência.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...