Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS ORGÂNICOS COMEÇAM A SER INCLUÍDOS NA MERENDA ESCOLAR EM POUSO ALEGRE


Os cerca de 16 mil alunos da rede municipal de Educação de Pouso Alegre, no Sul de Minas, já começam a sentir uma mudança radical em seus cardápios. 2015 marca o início da inserção gradativa de alimentos orgânicos na merenda escolar. A alteração atende à Lei Municipal 5513/2014, aprovada em setembro do ano passado na Câmara de Vereadores.

De autoria dos vereadores Rafael Huhn (PT), Ney Borracheiro (PPS) e Flávio Alexandre (PR), à época integrantes da Comissão de Educação , Cultura, Esporte e Lazer, a proposta tornou Pouso Alegre o primeiro município do país a ter lei específica que regulamenta a inclusão na merenda escolar de produtos isentos de produtos químicos, agrotóxicos e hormônios sintéticos ao longo de toda sua cadeia de produção. 

A lei prevê a introdução gradativa desses produtos até que 100% das escolas da rede possam oferecê-los aos alunos. Conforme a Secretaria de Educação, as primeiras chamadas para aquisição dos produtos devem ser feitas a partir do segundo semestre. A expectativa é que a partir dos primeiros chamamentos públicos, a cadeia produtiva de alimentos orgânicos no município se desenvolva e passe a ter condições crescentes de abastecer as escolas.

“É motivo de orgulho para nós saber que Pouso Alegre está na vanguarda de um tema que envolve a qualidade de vida de nossos jovens, a sustentabilidade econômica de pequenos agricultores e a preservação do meio ambiente”, observa o presidente da Câmara, Rafael Huhn. 

Ele lembra que a proposta recebeu contribuições importantes de entidades de educação e pesquisa no meio agrícola. Colaboraram para o projeto o Instituto Federal Tecnológico de Educação, Ciência e Tecnologia, o IF Sul de Minas, e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas, a Emater.

Agenda sustentável
O pioneirismo de Pouso Alegre se alinha com políticas do governo federal voltadas para a sustentabilidade no campo e o fortalecimento da agricultura familiar. A grande vitrine deste esforço é o programa Brasil Agroecológico, que até o final de 2015 deve destinar R$ 8,8 bilhões para o financiamento da produção orgânica na agricultura familiar. 

Os agricultores podem ter acesso a linhas especiais de crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf.

O último relatório ‘Estado da Alimentação’, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 2014, defendeu que a agricultura familiar tem capacidade para colaborar na erradicação da fome mundial e alcançar a segurança alimentar sustentável. No Brasil, ela já desempenha esse papel. 

Com pelo menos cinco milhões de famílias, o segmento representa 84% de todas as propriedades rurais do País, apesar de ocupar apenas 24,3% do total da área utilizada por estabelecidos agropecuários.

Segundo o documento da ONU, a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos e preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta. No Brasil, os agricultores familiares são responsáveis pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população, como o leite (58%), a mandioca (83%) e o feijão (70%). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...