Pular para o conteúdo principal

CONFECÇÕES DE JURUAIA DOAM CALCINHAS E SUTIÃS A PRESIDIÁRIAS DE BICAS


“Fazer o bem sem olhar a quem”. Esse é um provérbio bíblico antigo e, baseado nele, muitas pessoas fazem caridade sem questionamento. Uma virtude e um exemplo que deveria ser seguido por todos mas que nem sempre é apreendido em seu real sentido. Mas foi com essa premissa que a Associação Comercial de Juruaia (ACIJU) e a Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia, no Sul de Minas, resolveram abraçar a ideia de ajudar centenas de presidiárias.

Por meio das doações de calcinhas e sutiãs feitas por confecções de Juruaia, centenas de peças foram doadas a detentas do presídio Bicas II, localizada em São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com uma população carcerária de 1.670 custodiados, sendo 200 mulheres, cuja média de idade é de 25 anos. “Agradecemos grandemente as doações, pois serão de grande utilidade. Uma vez que muitas mulheres não recebem assistência material” diz Ana Alzira Viggiano, Diretora de Atendimento e Ressocialização do presídio.

“Essas mulheres são muito sofridas e o fato de estarem em um presídio as deixa ainda mais desestimuladas e muitas vezes com a autoestima baixa. Por isso, fizemos uma parceria com o Tio Flávio Social, uma entidade de Belo Horizonte, e participamos de um evento no presídio em comemoração ao Dia Internacional da Mulher”, explica Tânia Mara Resende, presidente da Aciju.

Parceira de jornada de Resende a um mundo desconhecido da maioria dos brasileiros, Dedel Gonçalves, empresária e presidente da Câmara da Mulher Empreendedora de Juruaia, diz que a viagem foi muito gratificante. “Foi muito bom participar do evento e ver uma realidade diferente da nossa. Aquelas mulheres merecem o nosso respeito e faremos o que puder para ajudar na ressocialização delas”. Além da doação de peças de Juruaia, as presidiárias foram contempladas com a apresentação de um Coral, composto de detentos do presídio de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“O trabalho voltado para o processo de ressocialização são atendimentos psicossociais, atividades socioculturais, atividades laborais de limpeza e manutenção da unidade e artesanatos. Há a confecção de roupas com contrato de trabalho remunerado”, explica Viggiano. Na visita, Resende e Gonçalves conheceram a oficina de costura.

Novo Céu
As peregrinas do bem aproveitaram a viagem a São Joaquim de Bicas, também na RMBH, para darem um pulo a Contagem, também na região metropolitana, para conhecerem o Projeto Assistencial Novo Céu.  Essa entidade recolhe em regime de abrigo, crianças, adolescentes e adultos com paralisia cerebral, e em situação de vulnerabilidade social.

 Com capacidade para acolher até 80 pessoas, devido à complexidade e alto custo do acolhimento, abriga 60 pessoas. “Ficamos impressionadas com o trabalho dos voluntários que dão muito carinho aos assistidos. Dia 3 de março vai ficar em nossa memória, pois é sempre importante sair da nossa zona de conforto e perceber o quanto a sociedade à nossa volta precisa da caridade”, finaliza Resende.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...