Pular para o conteúdo principal

CUIDANDO DOS ANIMAIS

Coordenadoria de Prevenção de Endemias implantará, em breve, nos locais mais frequentados da Universidade, 50 dispensers com sacolas plásticas biodegradáveis
Os animais abandonados e errantes, que vagam pelas ruas, são frequentes nas universidades. De acordo com a coordenadora de Prevenção de Endemias da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, a instituição tem recebido reclamações relativas ao aumento do número de cães abandonados em circulação no câmpus.


Os cães soltos na universidade podem causar transtornos à comunidade acadêmica e a visitantes. Segundo a professora, há relatos de animais que cercam professores e alunos, entram nas salas de aulas e até mesmo provocam acidentes, já que avançam à frente dos veículos em trânsito pelas vias. 

A professora alerta, ainda, para o fato de que a presença de cães errantes pode facilitar a transmissão de doenças (zoonoses) como a leishmaniose, que já apresenta um número elevado de casos na cidade de Lavras.

Uma das ações desenvolvidas pelo Departamento de Medicina Veterinária da UFLA para o controle do aumento de cães é a castração, contudo, Joziana relata que esta medida é pontual. Como os cães possuem uma taxa de natalidade elevada, a medida não é suficiente para o controle.

Com o intuito de controlar as zoonoses, a Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA tem realizado trabalhos em parceria com a Prefeitura de Lavras. Os cães recebem vermifugação, remédios para o controle de carrapatos, e vacinas. Contudo, ainda não há na cidade a identificação dos cães por meio da microchipagem (método de identificação eletrônica em que um microchip é colocado no cão, contendo todos os dados relativos ao animal, como espécie, sexo, cor do pelo, idade, raça e cuidados de saúde que já recebeu).

No combate à leishmaniose, há armadilhas luminosas para captura, identificação e monitoramento da ocorrência do inseto vetor da doença. No câmpus da UFLA, há duas armadilhas e a Prefeitura de Lavras disponibiliza outras 20 na cidade, sendo todo o material analisado na universidade.

Como a UFLA é um local muito utilizado para passeios com os animais de estimação, a Coordenadoria de Prevenção de Endemias implantará, em breve, nos locais mais frequentados da Universidade, 50 dispensers com sacolas plásticas biodegradáveis.

Além dos dispensers, a professora Joziana afirma que haverá lixeiras próprias para serem colocadas as sacolas com as fezes dos animais. A partir dessa atitude, também será possível realizar um estudo de exames parasitológicos tendo como amostra os dejetos dos animais que frequentam a UFLA.

As empresas da cidade devem ficar atentas, pois será publicado edital para aqueles que desejem apoiar o projeto. Os interessados deverão contribuir com a reposição das sacolas e terão suas logomarcas nos dispensers.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.