Pular para o conteúdo principal

CUIDANDO DOS ANIMAIS

Coordenadoria de Prevenção de Endemias implantará, em breve, nos locais mais frequentados da Universidade, 50 dispensers com sacolas plásticas biodegradáveis
Os animais abandonados e errantes, que vagam pelas ruas, são frequentes nas universidades. De acordo com a coordenadora de Prevenção de Endemias da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, a instituição tem recebido reclamações relativas ao aumento do número de cães abandonados em circulação no câmpus.


Os cães soltos na universidade podem causar transtornos à comunidade acadêmica e a visitantes. Segundo a professora, há relatos de animais que cercam professores e alunos, entram nas salas de aulas e até mesmo provocam acidentes, já que avançam à frente dos veículos em trânsito pelas vias. 

A professora alerta, ainda, para o fato de que a presença de cães errantes pode facilitar a transmissão de doenças (zoonoses) como a leishmaniose, que já apresenta um número elevado de casos na cidade de Lavras.

Uma das ações desenvolvidas pelo Departamento de Medicina Veterinária da UFLA para o controle do aumento de cães é a castração, contudo, Joziana relata que esta medida é pontual. Como os cães possuem uma taxa de natalidade elevada, a medida não é suficiente para o controle.

Com o intuito de controlar as zoonoses, a Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA tem realizado trabalhos em parceria com a Prefeitura de Lavras. Os cães recebem vermifugação, remédios para o controle de carrapatos, e vacinas. Contudo, ainda não há na cidade a identificação dos cães por meio da microchipagem (método de identificação eletrônica em que um microchip é colocado no cão, contendo todos os dados relativos ao animal, como espécie, sexo, cor do pelo, idade, raça e cuidados de saúde que já recebeu).

No combate à leishmaniose, há armadilhas luminosas para captura, identificação e monitoramento da ocorrência do inseto vetor da doença. No câmpus da UFLA, há duas armadilhas e a Prefeitura de Lavras disponibiliza outras 20 na cidade, sendo todo o material analisado na universidade.

Como a UFLA é um local muito utilizado para passeios com os animais de estimação, a Coordenadoria de Prevenção de Endemias implantará, em breve, nos locais mais frequentados da Universidade, 50 dispensers com sacolas plásticas biodegradáveis.

Além dos dispensers, a professora Joziana afirma que haverá lixeiras próprias para serem colocadas as sacolas com as fezes dos animais. A partir dessa atitude, também será possível realizar um estudo de exames parasitológicos tendo como amostra os dejetos dos animais que frequentam a UFLA.

As empresas da cidade devem ficar atentas, pois será publicado edital para aqueles que desejem apoiar o projeto. Os interessados deverão contribuir com a reposição das sacolas e terão suas logomarcas nos dispensers.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

VLI AMPLIA PASSEIOS NATALINOS NOTURNOS NA MARIA FUMAÇA DE SÃO JOÃO DEL-REI E TIRADENTES

Papai Noel fará mais seis viagens nos três primeiros sábados de dezembro, no trem decorado e iluminado Devido à alta procura pelos passeios natalinos noturnos com Papai Noel a bordo da Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes, administrada pela VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) –, as viagens com o Bom Velhinho agora também ocorrerão nos três primeiros sábados de dezembro: dias 6, 13 e 20. Os passeios dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro seguem confirmados. As viagens, bem como o trem iluminado e decorado, têm encantado a população destes dois municípios, bem como os turistas do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. As partidas da Estação de São João del-Rei, com destino a Tiradentes, são às 18h30. Já as viagens de Tiradentes, com destino a São João del-Rei, acontecem às 20h. Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, basta clicar aqui . Os passageiros também poderão interagir com o Papai Noel na Estação de São João del-Rei, onde foi montado o cant...