Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIAS QUE ENFRETAM DOENÇAS GRAVES TERÃO ISENÇÃO DE IPTU EM TRÊS PONTAS

Autor do projeto, Portugal defendeu em plenário a aprovação, argumentando ser uma ação de cunho social
O Plenário da Câmara de Três Pontas, no Sul de Minas, aprovou um Projeto de Lei que isenta do pagamento de IPTU, famílias que enfrentam doenças graves. A proposta, de iniciativa do vereador José Henrique Portugal (PMDB), especifica as enfermidades e deve, caso sancionado, isentar deste imposto famílias que passam pelo problema. 

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, os nomes das doenças são complicados, assim como são delicados os tratamentos, que sempre trazem sofrimento para o doente e para os familiares, alem dos altos custos com medicamentos e acompanhamentos em casa destes pacientes. Conforme o Projeto de Lei nº 009, de 23 de fevereiro de 2015, agora em março, a isenção do pagamento de IPTU se dirige aos portadores de doenças graves residentes no município de Três Pontas.

Pela proposição, fica isento do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) o proprietário de um único imóvel residencial, utilizado exclusivamente como sua residência, com renda familiar per capita de até três salários-mínimos mensais, portador de alguma das seguintes doenças graves: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna (câncer), cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, deficiências congênitas, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida – AIDS, contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada e hepatopatia grave. 

O projeto recebeu uma Emenda Aditiva de autoria do vereador Itamar Diniz incluindo outras enfermidades graves além daquelas mencionadas na propositura. A Emenda prevê ainda que a secretaria municipal de Saúde analisará anualmente a procedência da manutenção do referido benefício, sendo este cassado em caso de extinção da patologia.

Autor da matéria, Portugal defendeu em plenário a aprovação, argumentando ser um projeto de cunho social. 

"Vai ser muito importante (a aprovação) porque sabemos o sofrimento pelo qual passa a família que tem um ente com doença grave", defendeu o vereador, pedindo aos colegas que votassem favoráveis. E foi o que aconteceu. Resta agora, aguardar que o prefeito sancione e transforme em Lei. "Agora já aprovado, caso sancionado, entra em vigor imediatamente", comemorou Portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...