Pular para o conteúdo principal

REITORES DEBATEM SEGURANÇA NAS UNIVERSIDADES

Procurador federal Flávio Pereira Gomes, da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Na última quinta-feira, 5, foi realizado o seminário “Segurança nas Universidades” que contou com a apresentação do superintendente de Gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor André Vital Saúde, e do superintendente de Segurança Institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Armando Nascimento. 

O evento integrou a 139ª reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizado nos dias 5, 6 e 7, no Campus Poços de Caldas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Os reitores tiveram a oportunidade de conhecer como funciona a segurança nas duas instituições. Nesse dia também, o procurador federal Flávio Pereira Gomes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), explanou sobre o “Policiamento ostensivo nos campi e adjacências das IFES”.

“Os órgãos de segurança pública devem trabalhar de forma coordenada, não há uma exclusividade, quer seja da Polícia Civil, quer seja da Polícia Militar ou da Polícia Federal, na manutenção da ordem, no combate ao crime”, orientou o procurador.

Segundo Flávio, acreditar que a Polícia Militar ou Civil não pode entrar na universidade por esta ser um bem da União é um mito. “As polícias não só podem como devem ser acionadas na ocorrência de delitos nas dependências da universidade, sejam crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos de veículos estacionados; sejam contra a pessoa, como sequestro relâmpago, tentativa de estupro, ou mesmo, lesões”, garantiu.

O procurador defendeu também parcerias entre universidade e instituições de segurança pública com o objetivo de estabelecer protocolos de atendimento às ocorrências. 

“Há de ser considerado um elemento cultural que é certa rejeição que a comunidade acadêmica tem à presença do poder repressor do Estado, em função de contextos históricos, como a ditadura militar, a concepção de que a polícia não protege, que a polícia vai contra o cidadão e não a favor. Isso precisa ser trabalhado no campo educacional com a comunidade acadêmica, no campo da governança, que seria esse relacionamento institucional, e eventualmente, também no campo jurídico, para dirimir alguma dúvida que haja quanto às atribuições e às competências de cada uma das instituições”, explicou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...