Pular para o conteúdo principal

SONHO REALIZADO

Emocionada, a coordenadora do curso de medicina, professora Joziana Muniz, fez a entrega do primeiro jaleco ao estudante Giliard Souza
Emoção, descontração e um sentimento de conquista marcaram a Aula Inaugural do curso de medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na última sexta-feira, 6. A Aula Inaugural, para a primeira turma, acontecem no Salão de Convenções da universidade e contou com a palestra do diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde (MS), Felipe Proenço de Oliveira. 

Proenço, que é coordenador do programa 'Mais Médicos', do Governo Federal, abordou o tema “Formação médica e as necessidades de saúde”. Abrindo o evento, a coordenadora do curso de medicina, professora Joziana Barçante Muniz, relatou a longa jornada de trabalho, inclusive abdicando das próprias férias, para a concretização deste sonho que é da universidade, da cidade de Lavras e toda a região.

A professora não conteve a emoção, agradecendo a dedicação de todos que trabalharam para  a concretização deste projeto. Em seguida, Joziana Muniz fez a entrega do jaleco do curso de medicina da UFLA ao aluno Giliard Souza, da cidade de Luminárias, escolhido para representar a turma. Os estudantes vão atuar na rede municipal de saúde de Lavras e nos 18 Postos de Saúde da Família (PSFs), sendo 17 na mancha urbana e 1 na Zona Rural.

Professor Scolforo disse que Hospital Escola será licitado no início de 2016. Equipamentos já estão sendo comprados
O reitor da instituição, professor José Roberto Soares Scolforo, destacou a importância desta conquista para toda a macrorregião. Reafirmou que o curso contará com o Hospital Escola, que segundo ele, será licitado já no início do próximo ano.

Scolforo destacou que para a concretização do hospital, que será gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), são necessários 38 projetos diferentes e que isso demandou um prazo maior. O reitor também destacou que já estão sendo comprados os equipamentos.

O processo
Em agosto de 2014, o curso foi avaliado de forma positiva pela Comissão Especial de Avaliação de Escolas Médicas (Ceaem) do Ministério da Educação (MEC). Entre os pontos analisados por essa comissão estavam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em sinergia com a política do MEC que prioriza a atenção básica e o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o professor Luciano José Pereira, presidente da Comissão de Implantação do curso de medicina e chefe do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), o projeto pedagógico é inovador ao propor metodologias ativas de aprendizagem, concepção educativa que estimula a crítica e a reflexão no processo de ensino e aprendizagem. Segue, portanto, às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (2014).

O PPC da Medicina foi construído de forma coletiva por uma comissão multidisciplinar, composta por professores da UFLA que atuam na área de saúde humana, com a contribuição de médicos e profissionais ligados à Associação Médica de Lavras (AML), Conselho Regional de Medicina (CRM) Seção Lavras, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Centro Universitário de Lavras (Unilavras), além da avaliação Ad Hoc de médicos da cidade, de outras universidades e representantes da Ceaem.

Vagas, departamento e laboratórios
Desde 2014, 2015 e 2016, o MEC está disponibilizando vagas para a contratação de 60 professores para o curso de medicina, além de técnicos administrativos já pactuados com a Direção Executiva da universidade. No momento, o curso já inicia com 10 professores.

Para abrigar o DSA, está prevista a construção de dois prédios, com área total de 4770 m2, próximo à Avenida Sul, na Portaria das Goiabas. O prédio principal terá três pavimentos, com previsão para setor administrativo, salas de estudo em grupo, salas de mentoria, salas de integração, auditório, laboratórios e Centro de Simulação Realística. Em prédio anexo, serão construídos o Laboratório de Anatomia e o Laboratório de Técnica Cirúrgica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...