Pular para o conteúdo principal

JOVEM TALENTO: CAETANO LACERDA, ESCRITOR DE 16 ANOS, PARTICIPA DA FLIPOÇOS 2015

Caetano Lacerda, escritor que lançou sua primeira obra aos 15 anos, irá participar da 10ª Flipoços. No dia 26 (domingo), o jovem irá fazer uma palestra com o tema "Como publicar seu primeiro livro na adolescência", às 18h, no Espaço Hora da Prosa

A décima edição da Feira do Livro de Poços de Caldas (Flipoços), que acontece entre o dia 25 de abril e 3 de maio, vai contar com a presença do escritor juruaiense Caetano Lacerda. 

O jovem vai estar no estande dos escritores independentes para divulgar sua primeira obra literária, escrita aos 15 anos, cujo título é “Um breve momento”, inspirado nos modernistas do início do século XX.       

No domingo, 26, às 18h, no Espaço Hora da Prosa, Caetano Lacerda fará uma palestra com o tema “Como publicar seu primeiro livro na adolescência”. O jovem escritor sempre foi apaixonado por literatura e acabou transformando essa paixão em uma obra. 

Além do amor pelos livros, Caetano Lacerda é fluente em inglês e francês, e estuda alemão e espanhol. É, também grande apreciador do cinema francês e da literatura russa.

A obra mostra que Caetano Lacerda é um jovem apenas na cronologia. Sua alma revela profundidade e uma tristeza que chocam.  “Um Breve Momento é, sem dúvida, um livro autobiográfico, no sentido em que as coisas descritas nele revelam aquilo que eu vejo, penso e sinto – muito mais do que o que eu faço”, comenta o escritor.

A maturidade é uma característica marcante em Lacerda.  E ele se mostra um realista quanto ao futuro. 

“Com este livro pretendo iniciar oficialmente minha vida como escritor. Não espero já grande reconhecimento - mas seria certamente muito bom que ele ocorresse agora. Minhas pretensões futuras são construir uma linguagem muito pessoal e original; e contar histórias nunca antes pensadas, de maneiras novas e diferentes de como foram feitas anteriormente. E, assim, num futuro mais distante - daqui a duzentos ou trezentos anos - ser reconhecido, assim como Goethe, Dostoievski, Mann, Joyce e Machado de Assis hoje o são”, diz Caetano.

Um Breve Momento
A primeira obra de Caetano Lacerda não tem um gênero específico. “Eu diria que este livro não possui, de fato, um gênero especial. Talvez a definição mais aproximada seja romance experimental, pois Um Breve Momento foge às regras narrativas e apresenta uma história confusa e, por vezes, quase incompreensível”, explica Lacerda.

O personagem é um misantropo e vive em um mundo onírico e o tempo da narrativa é indefinido. Narrado através de um ponto de vista incerto, Um Breve Momento conta a história de um homem extraordinário dentro da sua ordinariedade. Esse homem carrega consigo um incessante sofrimento, pois percebe que é obrigado a viver com outros seres humanos. 

Mergulhado em paixões efêmeras e delírios oníricos, ele vive na dualidade de ser um humanista antissocial. Após uma tentativa fracassada de interação social, encontra-se com algumas pessoas que prometem responder a todas as suas perguntas. 

Mas, ao descobrir manuscritos de origem incerta, que o levam aos mais terríveis labirintos mentais, ele chega à questão principal de sua vida: vale a pena achar as respostas de suas indagações, ou a beleza da dúvida lhe oferece uma existência plena?

Assim como o personagem do livro, a linguagem é uma extensão da história. Lacerda não segue as convencionais regras de pontuação, repete quase que incessantemente certas palavras e ideias. “Pois assim é a vida: complexa, contraditória, confusa. Então que seja também assim a arte”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...