Pular para o conteúdo principal

LEONARDO CARNEIRO LANÇA LIVRO ABORDANDO DIVERSIDADE RELIGIOSA


O professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leonardo Carneiro, lançou na última sexta-feira, 10, no Rio de Janeiro, o livro “Modupé, Meu Amigo”, pela Editora Pallas. A obra, voltada para o público infantojuvenil, aborda temáticas relacionadas à cultura africana. O foi realizado na Livraria da Travessa, em Botafogo.

Carneiro fala sobre diversidade religiosa e culto aos orixás no Brasil. Com o livro, ele ressalta a importância de tolerar e respeitar os diferentes tipos de religião. De maneira curta, mas também muito importante, “Modupé, Meu Amigo” desmistifica o preconceito que existe em relação às religiões africanas. 

Para isso, o professor fala do primeiro contato de uma personagem com essa cultura. “O desenrolar da história vai mostrando esse mundo de descobertas desse universo desconhecido, num ambiente de  aprendizagem, de curiosidade e de beleza também”, define o autor.

A história parte de uma intensa amizade que surge entre dois colegas de escola, Anderson e Fabinho. Com o tempo e o estreitamento dos laços entre eles, os jovens planejam uma viagem, que muda a vida de Anderson. Ao presenciar, nesse final de semana, uma Festa de Iemanjá na praia, encantado, ele se enche de curiosidade sobre aquilo que presenciara. 

A partir desse desejo, de saber mais, descobre que seu amigo pertence a esse universo religioso e começa a conhecer as palavras e as divindades pertencentes à umbanda e ao candomblé.

Ao falar das personagens, Carneiro conversa de forma bem direta com o público do livro, pois a idade de Anderson e Fabinho é mais ou menos a mesma do possíveis leitores, entre 12 e 14 anos. “Acho que nessa idade é importante a gente trabalhar esses princípios, de convivência e tolerância. É uma idade onde muita coisa está se formando, a visão de mundo está se formando”.

Estudioso das religiões afro-brasileiras, e candomblecista praticante, Carneiro teve que se despir da técnica de seus trabalhos para a produção da obra. Junto da antropóloga Stefania Capone, ele definiu a experiência como extremamente estimulante, e confessou ter se emocionado por diversas vezes durante a escrita.

Fruto de três meses de trabalho, a obra literária também mistura seu conhecimento científico e  sua vivência nos cultos. “Foi uma experiência que veio da convivência, com crianças que conhecemos no candomblé e na umbanda. Várias situações e vários personagens, inclusive os principais, são inspirados em pessoas reais”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho