Pular para o conteúdo principal

LEONARDO CARNEIRO LANÇA LIVRO ABORDANDO DIVERSIDADE RELIGIOSA


O professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leonardo Carneiro, lançou na última sexta-feira, 10, no Rio de Janeiro, o livro “Modupé, Meu Amigo”, pela Editora Pallas. A obra, voltada para o público infantojuvenil, aborda temáticas relacionadas à cultura africana. O foi realizado na Livraria da Travessa, em Botafogo.

Carneiro fala sobre diversidade religiosa e culto aos orixás no Brasil. Com o livro, ele ressalta a importância de tolerar e respeitar os diferentes tipos de religião. De maneira curta, mas também muito importante, “Modupé, Meu Amigo” desmistifica o preconceito que existe em relação às religiões africanas. 

Para isso, o professor fala do primeiro contato de uma personagem com essa cultura. “O desenrolar da história vai mostrando esse mundo de descobertas desse universo desconhecido, num ambiente de  aprendizagem, de curiosidade e de beleza também”, define o autor.

A história parte de uma intensa amizade que surge entre dois colegas de escola, Anderson e Fabinho. Com o tempo e o estreitamento dos laços entre eles, os jovens planejam uma viagem, que muda a vida de Anderson. Ao presenciar, nesse final de semana, uma Festa de Iemanjá na praia, encantado, ele se enche de curiosidade sobre aquilo que presenciara. 

A partir desse desejo, de saber mais, descobre que seu amigo pertence a esse universo religioso e começa a conhecer as palavras e as divindades pertencentes à umbanda e ao candomblé.

Ao falar das personagens, Carneiro conversa de forma bem direta com o público do livro, pois a idade de Anderson e Fabinho é mais ou menos a mesma do possíveis leitores, entre 12 e 14 anos. “Acho que nessa idade é importante a gente trabalhar esses princípios, de convivência e tolerância. É uma idade onde muita coisa está se formando, a visão de mundo está se formando”.

Estudioso das religiões afro-brasileiras, e candomblecista praticante, Carneiro teve que se despir da técnica de seus trabalhos para a produção da obra. Junto da antropóloga Stefania Capone, ele definiu a experiência como extremamente estimulante, e confessou ter se emocionado por diversas vezes durante a escrita.

Fruto de três meses de trabalho, a obra literária também mistura seu conhecimento científico e  sua vivência nos cultos. “Foi uma experiência que veio da convivência, com crianças que conhecemos no candomblé e na umbanda. Várias situações e vários personagens, inclusive os principais, são inspirados em pessoas reais”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO FIRMADO ENTRE BRASIL E FRANÇA PODE CONSOLIDAR ITAJUBÁ COMO POLO MUNDIAL DE AVIAÇÃO

A cidade receberá investimento bilionário com geração de centenas de empregos na produção de helicópteros H145 Um investimento de R$ 1 bilhão promete transformar Itajubá em referência global na produção de helicópteros. O anúncio foi feito nesta quarta, 2 e formalizado por meio de uma carta de intenções assinada entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Comércio Exterior da França, Laurent Saint-Martin. Segundo o prefeito Rodrigo Riera, o aporte representa um marco histórico para o município: “O investimento de R$ 1 bilhão na Helibrás vai gerar mais emprego, renda e desenvolvimento na nossa cidade. A fábrica de Itajubá, que muito nos orgulha, será um dos principais polos mundiais de produção e exportação do helicóptero H145”. A Helibrás é a única fabricante de helicópteros do Hemisfério Sul, com mais de 850 aeronaves entregues no Brasil. O novo investimento tem foco na fabricação do modelo H145, helicóptero versátil e de alta performance, com previsão de produção de até 2...

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERTA, POR MEIO DO SENAC, DEZ TURMAS EM CURSOS GRATUITOS EM LAVRAS

As qualificações fazem parte dos programas PSG e Senac + O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, oferta, por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) , dez turmas em cursos gratuitos ágeis e técnicos com início previsto para o mês de agosto. O PSG disponibiliza as vagas para pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários-mínimos. E pelo Senac+, podem participar alunos indicados por empresas; sindicatos empresariais e associações de inclusão social devidamente credenciadas junto ao Senac. Cursos ágeis com matrículas abertas em Lavras Há oportunidades em turmas nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, tecnologia e saúde. PSG · Informática Básica - Sistemas Operacionais e MS Office – Início 04/08 · Tricologia e Terapia Capilar – Início 04/08 · Cor e Mechas – Início 04/08 · Assistente de Logística – Início 04/08 · Gestão de Custos e Logísticas em A&B - Início 04/08 · Cozinhas Veg...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.