Pular para o conteúdo principal

NOTA OFICIAL


No dia 12 de abril de 2015, reportagem realizada em conjunto pelos jornais Zero Hora, Diário Catarinense, Gazeta do Povo, O Estado de S. Paulo e O Globo, com o título “Universidades S/A”, vincula o nome da Universidade Federal de Lavras (UFLA) como uma das instituições auditadas pela Controladoria Geral da União (CGU), em virtude da transferência de recursos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). 

A reportagem não menciona a data em que ocorreu o fato.

O caso específico trata-se do contrato nº 086/2007, de 28 de dezembro de 2007, firmado entre a UFLA e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), com a finalidade de gerenciar parte do recurso financeiro referente a rubrica específica do Reuni, para a realização do Pavilhão de Aulas IV.

O referido contrato foi amparado por parecer favorável da Procuradoria-Geral da República na UFLA, observando toda a legislação vigente à época. O contrato teve prazo de vigência determinado e a prestação de contas foi rigorosamente avaliada e aprovada pela Diretoria de Contabilidade Orçamento e Finanças da UFLA.

Conforme amplamente argumentado à CGU-MG, à epóca da auditoria, tal ação referiu-se a um ÚNICO FATO, ocorrido em 28 de dezembro de 2007, quando houve uma antecipação não programada da primeira parcela de recursos do Reuni, pelo Ministério da Educação (MEC). A contratação se deu em virtude de absoluta falta de tempo hábil para a liquidação da obra, com o risco de a Instituição perder o recurso, devolvendo-o para a União.

A auditoria da CGU foi realizada na UFLA em 2011, culminando com o Relatório 241152, de 30 de junho de 2011. 

No entanto, o Relatório Consolidado da CGU nº 33, que trata da Avaliação da Execução de Programas de Governo (Reuni), por todas as instituições auditadas, foi finalizado e publicado em dezembro de 2014. Nele, há a constatação de que 73 obras foram fiscalizadas em várias universidades e, em sete delas, os recursos financeiros foram repassados para fundações de apoio credenciadas.

Cabe ressaltar que, para o caso apontado, a CGU recomendou às universidades que se abstivessem de realizar transferências diretas de recursos do Reuni para as fundações de apoio, o que vem sendo cumprido integralmente pela UFLA. 

Ressaltamos ainda que a Prestação de Contas anual da Universidade Federal de Lavras, referente ao exercício 2007, foi aprovada por meio do Acórdão Nº 2271/2010 do Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), assim como todas as demais até a presente data.

Considerando o período de expansão do câmpus no período de vigência do Reuni (2007/2011) e o período de expansão orgânica, por meio de projetos especiais apresentados pela atual gestão (2012/2016), a UFLA prima pelo atendimento rigoroso aos dispositivos legais, bem como às recomendações e determinações dos órgãos de controle. 

Esse é o princípio norteador que move a Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras, tanto na atual gestão, como na anterior.

A forma comprometida com a total observância da legislação e aplicação absolutamente correta dos recursos públicos propiciou à UFLA uma credibilidade que tem sido um componente fundamental para o seu crescimento, sempre lastreado em qualidade e compromisso social.

José Roberto Scolforo
Reitor da Universidade Federal de Lavras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho