quinta-feira, 30 de abril de 2015

PASSOS JÁ ALCANÇA REDUÇÃO NOS FOCOS DE DENGUE

Depósitos de veículos como esses da foto tirada pela assessoria da Prefeitura, são suspeitos de terem focos da dengue 

As medidas que a Prefeitura de Passos, no Sul de Minas, adotou para combater os focos de dengue na cidade estão sendo bem sucedidas, conforme a primeira avaliação do Departamento de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde. 

Nos bairros em que os focos de dengue haviam atingido índice de epidemia, com 6,3%, segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do início de março, os focos caíram para 1,5% em abril, depois dos mutirões de limpeza e da campanha de conscientização da população local.

O LIRAa mais recente foi realizado nos bairros Aclimação, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Novo Horizonte e Jardim Vila Rica, abrangendo ainda outras 15 localidades pertencentes a esses residenciais: Santa Rita, Muarama II, São João, Parque da Fazenda, Vila Romana, jardins Embratel, Serra Verde, Canadá, Itália, Flamboyant, Recando da Teka, São Joaquim (Nova Suíça), Dedé Veloso, Monsenhor Messias e Serra das Brisas.

O diretor de Saúde Coletiva, Michael Silveira Reis, disse que os mutirões e a campanha de conscientização, que inclui a participação das escolas municipais, continuam sendo feitos e vão alcançar todos os locais com LIRAa alto. Por outro lado, os proprietários de imóveis em que forem encontrados focos do mosquito da dengue (Aedes aegypti) serão notificados pelos agentes do Núcleo de Controle de Zoonoses (órgão da Saúde Coletiva) e poderão ser multados se não providenciar a limpeza.

Para eliminar a dengue da cidade, Michael Reis pede para a população e os donos de estabelecimentos, como depósitos de sucatas, borracharias e oficinas mecânicas, colaborarem. Basta reservar um tempo de dez minutos por semana para inspecionar quintais, jardins e objetos que possam acumular água, onde o mosquito coloca seus ovos e se prolifera para contaminar as pessoas com o vírus causador da doença.

Os focos da dengue nos bairros mais atingidos estavam em caixas d’água, tonéis, pneus, garrafas e utensílios fixos destampados, como vasos sanitários. Uma atenção especial das donas de casa deve ser para o compartimento de água de degelo de geladeiras, que, segundo o diretor, é o grande vilão da dengue em Passos. “Poucas pessoas estão ligando para isso, mas é um vilão”, afirmou.

Os mutirões de limpeza foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Obras, Habitação e Serviços Urbanos, através do Departamento Municipal de Limpeza Urbana. “Com essa força municipal, conseguimos diminuir o índice, porém, não descarta de forma alguma o alerta da população”, disse Michael Reis.

Outra medida do Departamento de Saúde Coletiva para combater a dengue em Passos é o plantão de atendimento do Núcleo de Controle de Zoonoses, para que qualquer pessoa possa comunicar locais suspeitos de terem foco da dengue. O plantão funciona até nos finais de semana, neste caso, no período da manhã, até às 12h. O telefone para denúncias é (35) 3522-8149.

Nenhum comentário: