![]() |
Ministro Janine Ribeiro, na abertura do evento |
Na manhã desta quarta-feira, 15, foi realizada a abertura oficial do Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público (CIGISP) 2015, em Brasília, com a presença do ministro da Educação, professor Renato Janine Ribeiro.
O evento é uma realização do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O encerramento está previsto para sexta-feira, 17.
Na programação do período da tarde, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo fez a apresentação da UFLA como um caso de destaque em inovação no setor público. A palestra “Eco Universidade – Inovação com o plano ambiental para uma universidade socioambientalmente correta” inclui informações sobre os desafios da Instituição para se tornar referência internacional em ações ambientais.
José Roberto Scolforo, destacou o Plano Ambiental e Estruturante da instituição em que medidas adotadas no campus mudaram a percepção dos alunos e do corpo docente com os cuidados ao meio-ambiente.
José Roberto Scolforo, destacou o Plano Ambiental e Estruturante da instituição em que medidas adotadas no campus mudaram a percepção dos alunos e do corpo docente com os cuidados ao meio-ambiente.
Além do professor Scolforo, representando a UFLA, houve a apresentação do professor Paulo Henrique Bermejo, doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, com pós-doutoramento em Inovação pela Universidade de Bentley (Estados Unidos). Bermejo é um dos idealizadores do Desafio da Sustentabilidade e um dos coordenadores do evento.
Ainda na programação, o professor André Pimenta Freire (DCC/UFLA) compartilhou a sua experiência e resultados de pesquisas com ênfase na aplicação de conceitos de Interação Humano-Computador para a viabilização de desenvolvimento de Governo Eletrônico Centrado no Cidadão.
Entre as iniciativas destinadas a melhorar o uso de recursos, Janine Ribeiro destacou o Prêmio Ideia – Desafio da Sustentabilidade, de boas práticas de redução de gastos com água e energia elétrica nas instituições federais de educação superior.
Ele anunciou o lançamento de cartilha com ideias inovadoras relacionadas à sustentabilidade também nas redes federais de ensino e a divulgação de casos bem-sucedidos.
Prêmio
O primeiro dia do Cigisp também contou com a entrega dos prêmios do Desafio da Sustentabilidade, iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO). A consulta pública teve mais de 18 mil ideias inscritas.
Entre as instituições da rede federal, foram classificadas em primeiro lugar — prêmio de R$ 3 milhões — a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ficaram com o segundo lugar em suas respectivas categorias e receberão R$ 1 milhão cada um. Os prêmios devem ser investidos na implementação de projetos de sustentabilidade.
Entre os participantes pessoa física, o prêmio de primeiro lugar do desafio Como Reduzir os Gastos com Consumo de Água nas Instituições Federais de Ensino? ficou com Fábio Rocha Barbosa, professor doutor da UFPI, na área de engenharia elétrica. No desafio Como Reduzir os Gastos com Consumo de Energia Elétrica nas Instituições Federais de Ensino?, o vencedor foi Lucas Cruz Sousa, estudante de engenharia elétrica da UFPI.
Instituição premiada
A Universidade Federal de Lavras foi classificada em 1º lugar na categoria Planejamento, Orçamento, Gestão e Desempenho Institucional e, em 3º lugar, na classificação geral do 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em março de 2013.
Além disso, recentemente, a UFLA foi reconhecida como exemplo de sustentabilidade, ocupando a 26ª posição do GreenMetric World University Ranking, a melhor colocação de uma instituição da América Latina.
Assista ao vídeo e saiba o que é o CIGISP
Assista ao vídeo e saiba o que é o CIGISP
Comentários