Pular para o conteúdo principal

PRAÇA DA FONTE SERÁ REVITALIZADA


Tradição da cidade e uma das principais atrações da Praça José de Resende Paiva, a Fonte Luminosa de Varginha, no Sul de Minas, voltará a funcionar em breve. 

O objetivo é resgatar a história dos tempos em que embalava os sonhos dos casais de namorados, encantava crianças e a todos que passeavam a pé nas noites  de domingo na parte alta da Avenida Rio Branco, com os jatos de água colorida.

A reativação da Fonte é um compromisso assumido pelo Prefeito Antônio Silva, que tema acompanhado de perto todo o processo envolvendo as obras de revitalização. “A revitalização da Fonte Luminosa resgata a história romântica daquela Praça e humaniza com um toque de beleza e arte o centro da cidade”, justificou o prefeito.

A obra está estimada em R$ 400 mil. O Edital de licitação foi publicado no órgão oficial do município, edição 970, de 08 de abril de 2015 e a  abertura dos envelopes está marcada para o dia 04 de maio, às 14h. A empresa vencedora deverá cumprir o previsto em 120 dias corridos a contar da assinatura do contrato.

Os serviços a serem executados pela empresa vencedora contemplam a instalação de um espelho d`água composta  de 2 conjuntos, sendo o primeiro musical, composto por 10 jatos Vulcano que atinge uma altura máxima de 1,5 metros, 5 jatos Vulcano que atinge uma altura máxima de 2 metros, 1 jato Vulcano na parte central que atinge a altura máxima de 2,5 metros e o conjunto ornamental composto por 20 jatos frisantes que atinge altura máxima de 2,8 metros em parábola.

Os jatos do conjunto musical e do conjunto ornamental deverão ser iluminados no total por 43 projetores de luz subaquáticos tipo Led Power, com troca de cores e sincronismo, nas quais, no conjunto musical os 15 jatos Vulcano serão iluminados por 10 projetores, e o jato Vulcano central por 03 projetores. 

O espelho d`água deverá ser acionado por um dispositivo automático que controlará seus horários para cada dia da semana. Todo o conjunto de jatos e projetores de luz será controlado por um painel de comando eletroeletrônico totalmente automático.

A Fonte Luminosa foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1963,  no espaço próximo de onde hoje fica a concha acústica. As águas executavam um bailado, aumentando e diminuindo de intensidade, as cores que eram produzidas por lâmpadas coloridas dentro do lago iam se alternando, tudo acompanhado por música suave. 

Era programa obrigatório dos pais, na década de 1960, levarem os filhos até a fonte luminosa no comecinho das noites de domingo para apreciar o espetáculo. Em 1995, na administração Aloysio Ribeiro de Almeida, foi transferida para o centro da praça, tendo sido reinaugurada em 1996. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.