Pular para o conteúdo principal

TSE DETERMINA VOLTA AO TRIBUNAL DE MINAS DO PROCESSO ENVOLVENDO POSSATO E CHEREM

Marcos Possato  obteve 1.285 votos para o cargo de vereador, tendo sido o mais votado no município

Na sessão do último dia 14, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) levou ao Plenário quatro Recursos Especiais Eleitorais (Respe), oriundos da cidade de Lavras, no Sul de Minas. 

Os processos se referem a ações envolvendo a campanha do ex-prefeito Marcos Cherem, eleito em 2012 e que teve o mandato cassado pela Corte em meados do ano passado.

Os recursos vieram do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e um deles é o que pedi a cassação do mandato eletivo do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Lavras, Antônio Marcos Possato (PTB). Este recurso envolve outras pessoas, entre elas uma das irmãs do vereador, a Construtora Cherem e o deputado estadual reeleito Luiz Fábio Cherem (PSD).

O ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, optou na sessão pelo julgamento dos quatro Respe juntos, ocasião em que solicitou o parecer do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que herdou os processos com o término do biênio da ministra Luciana Lóssio no tribunal.

A ministra já havia apresentado anteriormente seu voto pela rejeição dos recursos. O ministro Tarcísio Vieira destacou haver divergências no processo oriundo do tribunal de Minas e votou pelo retorno dos quatros recursos ao TRE, sendo acompanhado pelos ministro Admar Gonzaga, Rosa Weber, Gilmar Mendes, João Noronha, Maria Theresa Moura e Dias Toffoli, sendo derrotado o voto da relatora Luciana Lóssio.

Com isto, os quatros Respe voltarão para o TRE-MG para serem examinados e julgados novamente. Possato obteve 1.285 votos para o cargo de vereador, tendo sido o mais votado no município.

Entenda o caso
No dia 14 de outubro de 2013, o TRE-MG, por 4 votos a 3, reverteu uma das cassações do prefeito de Lavras (Sul de Minas), Marcos Cherem, e do vice, Aristides Silva Filho, ambos do PSD, e do vereador Antonio Marcos Possato (PTB). A decisão também afastou a inelegibilidade aplicada ao prefeito e ao vice.

Na ocasião, a relatora do processo no TRE, juíza Alice Birchal, concluiu que não constam nele provas seguras da existência de conluio entre Marcos Cherem, Aristides Filho e Marcos Possato para executar o “esquema estratégico” deduzido pelo juiz de Lavras, com o objetivo de beneficiar as suas candidaturas durante o período de campanha das Eleições 2012. 

O entendimento dela foi seguido pelo juiz Virgílio Barreto e pelos desembargadores Wander Marotta e Antônio Cruvinel – este último, em voto de desempate.

Segundo a relatora, não houve concretização da distribuição física de material impresso com propaganda negativa contra o segundo colocado, em decorrência de ação do juiz eleitoral de primeira instância que a coibiu, assegurando a igualdade de oportunidades entre os candidatos. Ela afirmou ainda que as circunstâncias das postagens do material na internet não demonstraram gravidade necessária para comprometer a normalidade e a legitimidade das eleições e ensejar as sanções de cassação e inelegibilidade.

Em seu voto de desempate, o presidente do Tribunal, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, salientou que a repercussão da postagem do material no Facebook “não foi significativa” e que “o objeto do processo não ostenta gravidade”.

Cassação do prefeito e vice
No dia 4 de setembro de 2014, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por maioria de votos, a cassação do prefeito de Lavras, Marcos Cherem, e de seu vice Aristides Silva Filho, ambos do PSD. O Tribunal derrubou a liminar que os mantinha nos cargos desde o dia 13 de março, concedida pela relatora, ministra Luciana Lóssio, com vigência até o julgamento do recurso especial pelo TSE.

Com a decisão, Silas Costa Pereira (PSDB), que foi o segundo colocado nas eleições de 2012, e já havia sido diplomado para o cargo, assumiu a prefeitura de Lavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho