Pular para o conteúdo principal

UFJF CRESCE EM RANKING DE UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA


A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está avançando a cada ano nos rankings que avaliam o desenvolvimento de sua pesquisa e pós-graduação. A instituição subiu duas posições entre as universidades latino-americanas no SCImago Insitution Rankings (SIR), passando da 53ª para a 51ª posição. Nos últimos seis anos, houve o avanço de 26 posições (ver quadro). 

Já entre as instituições da Iberoamérica (América Latina, Portugal e Espanha), a UFJF subiu quatro colocações, passando da 104ª para a 100ª posição. No Brasil, a UFJF ocupa a 32ª colocação.

O ranking, organizado pela empresa espanhola SCImago Institutions Ranking, avalia a quantidade de produções científicas publicadas nos últimos cinco anos pelas universidades e centros de ensino e pesquisa latinos, com o objetivo de aprimorar a visibilidade científica das instituições. 

A classificação é feita a partir do número artigos publicados na plataforma Scopus no período de cinco anos. A lista deste ano considera os 2.502 artigos da UFJF, de 2009 a 2013. Comparado à lista de 2009, que considera os artigos de 2003 a 2007, o número representa um aumento de mais de 270%.

Ainda conforme dados da pesquisa, cerca de um terço dos artigos publicados estão em revistas de referência em suas respectivas áreas e 23,9% dos trabalhos foram feitos em colaboração com pesquisadores internacionais.

Para o reitor Júlio Chebli, os resultados são um reflexo dos investimentos realizados pela UFJF nos últimos anos nas áreas de pesquisa, de pós-graduação, na capacitação e na ampliação do quadros docentes. “Este crescimento na produção científica da nossa instituição, refletido no ranking, é um estímulo a continuarmos perseguindo a valorização da pesquisa e do trabalho e talento de nossos pesquisadores. É um belo desafio buscar, a cada ano, novos saltos, que valorizem ainda mais a UFJF.”

O ranking do SCImago Insitution Rankings (SIR) avalia 401 universidades em toda a América Latina, Portugal e Espanha.



Outras informações: www.scimagoir.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.