No âmbito do Encontro Anual do Conselho de Diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado em março último na cidade de Busan, na Coreia do Sul, foi promovido o Forum de Intercâmbio de Conhecimento (Knowledge Sharing Forum), reunindo pesquisadores de instituições latino-americanas e asiáticas, discutindo os temas mais relevantes de interesse comum.
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participou como convidada com os professores Jamil Haddad, Luiz Eduardo Borges da Silva e Luiz Augusto Horta Nogueira (aposentado) apresentando uma visão das atividades em eficiência energética e redes inteligentes (smart grids) no Brasil.
Na oportunidade foram visitados centros de pesquisas no campo energético na Coreia do Sul, proporcionando a abertura de diálogo com pesquisadores do Korean Energy Economics Institute (KEEI), órgão do governo federal coreano.
Reforçando esses laços e no sentido de estabelecer ações mais amplas e efetivas, por ocasião da visita da presidente da Coreia do Sul ao Brasil, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Unifei e o KEEI, ponto de partida para futuros convênios e iniciativas concretas no campo energético, com ênfase nas atividades desenvolvidas no Centro de Excelência em Eficiência Energética (EXCEN), da Universidade.
Em cerimônia realizada em São Paulo, este memorando foi assinado pelo doutor Kim Hyun Jae, vice-presidente do KEEI e pelo professor Jamil Haddad, coordenador do EXCEN, posteriormente firmado pelo reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, em Itajubá. A Unifei e o KEEI manifestaram sua disposição para cooperar e desenvolver atividades conjuntas.
O intercambio de experiências na promoção de tecnologias e padrões de uso eficientes, bem como o acompanhamento e a avaliação dos impactos energéticos, econômicos e ambientais alcançados oferece um amplo campo de cooperação entre o KEEI e a Unifei, com interesses recíprocos e interessantes sinergias a explorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário