Pular para o conteúdo principal

BRASIL E COREIA DO SUL EM CONVERSAÇÕES NA ÁREA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Unifei e o KEEI (da esquerda para a direita): Professores Park Ki Hyun, Kim Hyun Jae, Jamil Haddad, Luiz Eduardo Borges da Silva, Luiz Augusto Horta Nogueira e o doutor Woongtae Chung

No âmbito do Encontro Anual do Conselho de Diretores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado em março último na cidade de Busan, na Coreia do Sul, foi promovido o Forum de Intercâmbio de Conhecimento (Knowledge Sharing Forum), reunindo pesquisadores de instituições latino-americanas e asiáticas, discutindo os temas mais relevantes de interesse comum. 

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participou como convidada com os professores Jamil Haddad, Luiz Eduardo Borges da Silva e Luiz Augusto Horta Nogueira (aposentado) apresentando uma visão das atividades em eficiência energética e redes inteligentes (smart grids) no Brasil.

Na oportunidade foram visitados centros de pesquisas no campo energético na Coreia do Sul, proporcionando a abertura de diálogo com pesquisadores do Korean Energy Economics Institute (KEEI), órgão do governo federal coreano.

O reitor da Unifei, Dagoberto Alves de almeida, assina o Memorando de Entendimento entre a Unifei e o KEEI, assistido pelos professores Jamil Haddad, Luiz Augusto Horta Nogueira e Luiz Eduardo Borges da Silva

Reforçando esses laços e no sentido de estabelecer ações mais amplas e efetivas, por ocasião da visita da presidente da Coreia do Sul ao Brasil, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Unifei e o KEEI, ponto de partida para futuros convênios e iniciativas concretas no campo energético, com ênfase nas atividades desenvolvidas no Centro de Excelência em Eficiência Energética (EXCEN), da Universidade.

Em cerimônia realizada em São Paulo, este memorando foi assinado pelo doutor Kim Hyun Jae, vice-presidente do KEEI e pelo professor Jamil Haddad, coordenador do EXCEN, posteriormente firmado pelo reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, em Itajubá. A Unifei e o KEEI manifestaram sua disposição para cooperar e desenvolver atividades conjuntas.

O intercambio de experiências na promoção de tecnologias e padrões de uso eficientes, bem como o acompanhamento e a avaliação dos impactos energéticos, econômicos e ambientais alcançados oferece um amplo campo de cooperação entre o KEEI e a Unifei, com interesses recíprocos e interessantes sinergias a explorar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.