Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA NOS BATALHÕES

A campanha “Nos 30%, cada PM conta” mobiliza os militares de todo estado para atuarem como multiplicadores do uso sustentável da água e energia elétrica

Troca de torneiras no BPTRAN para evitar gasto desnecessário de água

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Copasa, criou o programa Mobilização para a Segurança Hídrica “Nos 30%, cada PM conta” A ação começou em abril e tem como objetivo incentivar e promover atividades educativas para o uso sustentável da água e da energia elétrica. 

A mobilização dentro da PM ganhou força em janeiro, depois que o Governo publicou resolução na qual todos os órgãos estaduais deveriam economizar 30% de água.

Por isso, o departamento de comunicação da PMMG elaborou um projeto com as diretrizes econômicas e sugestões de ações para a moderação do uso de luz e água.  

Os comandantes responsáveis por cada batalhão foram incumbidos de pensar formas criativas de economia, bem como criar estratégias para adesão dos colegas. E as primeiras ideias já estão em prática.

No Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), em Belo Horizonte, pequenas reformas já mudaram o clima entre os policiais. O subcomandante do BPTRAN, major Paulo Pereira, disse que o desperdício, que já era pequeno, ficou ainda menor. 

Serão colocadas oito torneiras temporizadas, 26 sensores de iluminação nos vestiários e banheiros e os chuveiros passaram por manutenção para evitar vazamentos.

Além disso, as viaturas, que antes eram lavadas com mangueiras, agora são limpas com baldes, para melhor controle do gasto. As válvulas das descargas serão trocadas e sensores de luz serão instalados também do lado externo ainda neste semestre.

Segundo o major Pereira, desde o início do programa, a corporação se reúne quinzenalmente para discutir o assunto e levá-lo para fora do batalhão. Além disso, ele afirma ter investido de maneira relevante nas adaptações e espera recuperar o investimento. 

“Até agora gastamos em média mais de R$ 2 mil nessas iniciativas, e pretendemos recuperar esse investimento nas contas de água e energia nos próximosseis meses. Nossa corporação tem consciência de que essa mudança é para evitar transtornos futuros no batalhão e na sociedade, prejudicando nossas famílias.” disse.

Alguns policiais do BPTRAN levaram a ideia do programa para dentro de casa.

Sobre o projeto
O projeto tem quatro fases: sensibilizar, convocar, compartilhar/executar e avaliar/monitorar.  A fase de convocação já foi feita e agora os batalhões estão na fase de implementação das ações e compartilhamento das experiências.  Os batalhões que conseguirem chegar à meta de economia de 30% de água serão recompensados e as boas práticas serão amplamente  divulgadas na corporação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...