Pular para o conteúdo principal

EM BUSCA DE IDEIAS INOVADORAS

Organizado na modalidade concurso, o desafio tem como objetivo incentivar a participação social e identificar propostas inovadoras que possibilitem melhorias acadêmicas e administrativas na Universidade


O Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras, que teve a primeira etapa lançada nesta quarta, 27, no Salão de Convenções, terá onze temas em discussão. Organizado na modalidade concurso, o desfio tem com objetivo incentivar a participação social e identificar propostas inovadoras que possibilitem melhorias acadêmicas e administrativas na universidade. 

Com a presença de professores, técnicos administrativos e estudantes, a cerimônia de lançamento teve a apresentação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, e do professor Paulo Henrique de Souza Bermejo, coordenador do Desafio.

Qualquer pessoa, da comunidade acadêmica, ou da comunidade externa, poderá acessar o endereço www.uflamais.ufla.br, fazer o cadastro e participar do desafio propondo ideias relativas aos temas e ainda avaliando as ideias de outros participantes.

De acordo com o reitor, o objetivo é abrir mais um espaço coletivo para a proposição de soluções que contribuam para decisões de uma gestão compartilhada, ancoradas no tripé ensino, pesquisa e extensão. 

O atual modelo de gestão, que prima pela valorização das pessoas, ganha agora mais uma ferramenta democrática de participação e de comprometimento com os resultados. As ideias sugeridas poderão nortear o próximo Plano Diretor Institucional (PDI) para o quadriênio 2016/2020.

Trata-se de uma forma simples para dar oportunidade a todos da comunidade acadêmica e externa de contribuir com ideias para a Universidade e ainda concorrer a prêmios. Mais um passo para a gestão participativa, enfatizada como fator principal para o direcionamento de nossas metas e para a realização dos objetivos institucionais.

“Não tenho dúvidas que nos próximos anos teremos uma universidade ainda melhor, resultado da implantação de ideias que podem surgir neste desafio. Ganha a comunidade acadêmica e a Universidade, que têm planos ousados de aparecer nos melhores rankings do mundo… O prêmio é para que as pessoas sintam que suas ideias têm valor”, destacou o reitor em sua apresentação.

Como participar
O professor Bermejo apresentou o desafio e os detalhes do modelo de inovação aberta. A primeira etapa do desafio UFLA+ Soluções Inovadoras segue até o dia 31 de julho. 

Os três participantes que até essa data conseguirem mobilizar um apoio maior às suas ideias (obtendo maior número de curtidas e comentários), serão os vencedores e receberão prêmios. O primeiro colocado ganhará 4 mil reais; o segundo, 2 mil e quinhentos reais e o terceiro lugar, mil reais.

Além das premiações individuais, pró-reitorias, departamentos, setores da UFLA e organizações estudantis também serão premiados, a partir da atuação dos participantes que se declarem ligados a eles. 

A pró-reitoria, departamento ou setor classificada (o) em primeira colocação receberá o prêmio de R$100.000,00 (cem mil reais) e a organização estudantil classificada em primeira colocação receberá o prêmio de R$20.000,00 (Vinte mil reais), em créditos para empenho, conforme legislação vigente e normas operacionais previstas no Edital.

Todas as ideias postadas passarão por uma avaliação administrativa, para que se verifique a viabilidade de implantação.

O Desafio UFLA+ Soluções Inovadoras segue o modelo de sucesso já implementado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) – Desafio da Sustentabilidade; em parceria com o Governo da Paraíba – Prêmio Solução Nota 10 e com a Polícia Militar de Minas Gerais – sobre segurança e trânsito. Somados os projetos já realizados, foram mobilizadas mais de 30 mil ideias.
por Cibele Aguiar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho