Pular para o conteúdo principal

EX-ALUNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS É APROVADA PARA ESTUDAR EM UNIVERSIDADE DA NASA


Das 80 vagas disponíveis para o programa de estudos na Universidade do Futuro, como é conhecida a Singularity University (SU), três foram ocupadas por jovens brasileiros, entre os quais está a ex-aluna de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Bianca Alves de Almeida, que concluiu sua graduação em 2008. 

Bianca partirá para os Estados Unidos no próximo mês para estudar as tecnologias de ponta do Vale do Silício e propor soluções para grandes desafios da humanidade ligados à pobreza, segurança, fome entre outros. 

Os “oito desafios globais” são objetos de análise por parte da SU (pobreza, comida, segurança, meio ambiente, energia, água, educação e saúde).

NASA Ames Research, Parque de Pesquisa da NASA, onde está situada a Singularity University
Imagem área do Parque de Pesquisa da NASA
Em 24 de maio de 2012 o presidente Barack Obama desembarcou  no NASA Ames Research para uma série de eventos de angariação de fundos. O presidente apertou as mãos de membros da multidão antes de entrar em seu carro cidade e condução fora de sua comitiva.
Imagem área do Parque de Pesquisa

Campus da Singularity University
Campus da Singularity University

A SU está sediada no Parque de Pesquisa da NASA, o NASA Ames Research , o mais conhecido centro mundial de inovação na Califórnia (EUA), no Vale do Silício. Foi fundada em setembro de 2008 pelo escritor Peter Diamandis, importante engenheiro e empreendedor norte-americano, e pelo "futurista" Ray Kurzweil, inventor, um dos maiores gurus de inteligência artificial e diretor de engenharia do Google.

A instituição tem o apoio de líderes e organizações como Google, Genentech, Autodesk, Cisco, Kauffman, Nokia e Planet Capital. O programa será custeado pelo Google, cobrindo despesas do curso de 30 mil dólares, alimentação, material didático, traslados e estadia. 

O nome da universidade foi inspirado no livro The Singularity is Near, de Ray Kurzweil, que aborda o acelerado desenvolvimento vivenciado pelas áreas de ciência e tecnologia.

Bianca permanecerá em território americano por dez semanas, onde desenvolverá competências para combinar as tecnologias exponenciais e projetar produtos e serviços capazes de responder a grandes desafios globais.

O processo seletivo pelo qual Bianca passou envolveu a produção de um vídeo, análise curricular, análise de cartas de recomendação, entrevista com o diretor do programa e produção de textos sobre empreendedorismo e inovação. Além dela, mais dois brasileiros foram aprovados. 

A ex-aluna da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Mariana Vasconcelos participará do Programa com Bianca, tendo sido selecionada por outro processo – submeteu projeto a um concurso temático organizado pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap). 

No caso de Bianca e do outro jovem brasileiro que embarcará rumo ao Vale do Silício, a seleção foi feita diretamente pela SU.

A escritora e diretora de inovação da Fiap, Nathalie Trutmann, é a embaixadora da Singularity University no Brasil. A SU capacita líderes com as mais modernas tecnologias para o enfrentamento de grandes problemas globais.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação da Ufla, professora Marluce Rodrigues, recebeu com satisfação a notícia sobre a conquista de Bianca. “Eu não a conheci pessoalmente, mas já soube que era uma estudante dedicada. Ficamos muito felizes ao saber do sucesso alcançado por nossos alunos. Ela é um exemplo para quem quer fazer o curso: é a evidência de que, com comprometimento, é possível obter grande destaque na área”, diz.

Bianca relata orgulho por ter estudado na Ufla e acredita que sua formação na graduação teve grande peso em algumas etapas da seleção: “Eu tive um embasamento teórico muito bom na Ufla; além disso, no meu trabalho de conclusão de curso trabalhei como temas relativos à biotecnologia e inteligência artificial, o que pode ter influenciado bastante nas análises que fizeram, já que estão relacionados à proposta do Programa”.


Nas primeiras cinco semanas na Universidade do Futuro, os participantes serão expostos às tecnologias exponenciais desenvolvidas no Vale do Silício e visitarão start ups localizadas na região, famosa por sediar empresas mundialmente conhecidas como Google, Facebook e Linkedin. 

Nas cinco semanas seguintes, os participantes serão desafiados a desenvolver soluções utilizando estas tecnologias exponenciais com a meta ousada de impactar a vida de 1 bilhão de pessoas em dez anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...