Pular para o conteúdo principal

OCUPE ESTA UNIVERSIDADE

Cerca de 5 mil estudantes de ensino médio passaram o dia no Campus da Ufla. Troca de conhecimentos, além de atrações científicas e culturais movimentaram os futuros graduandos


No último dia 23 de abril, em entrevista coletiva concedida à imprensa local e regional, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, disse que "mentalidade hoje na Ufla é de que precisamos cada vez mais interagir e contribuir com a população local e região. Não podemos ser uma ilha fechada, os nossos espaços deve ser ocupados por todos".

Cerca de 5 mil estudantes de ensino médio, ligados a quase cem escolas de Lavras e da região tomaram conta do Campus da universidade nesta quarta-feira, 6.  Eles participaram do I ‪‎UFLA de Portas Abertas‬. É a primeira vez na história que a Universidade Federal de Lavras conseguiu envolver e interagir com tantos estudantes do ensino médio.


Em clima de interação, descontração e a sensação de que em um breve espaço de tempo, este espaço poderá ser ocupado por muitos deles como estudantes de graduação, tomou conta de garotos e garotas de todos os estilos, raças e crenças. Todos unidos em um só objetivo: nas salas de aula, nos laboratórios e nos jardins do Campus da Universidade Federal de Lavras estabelecer contato com professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.

“Tivemos efetivamente uma interação dialógica entre a Universidade e a sociedade. Foi empolgante ver os jovens passeando pelo câmpus, assistindo a palestras e sonhando com seu futuro”, avaliou entusiasmado o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor José Roberto Pereira. Escolas públicas e privadas, de 50 municípios, envolveram-se na programação.

Pela programação, com atividades nos períodos diurno e noturno, os grupos puderam conhecer a estrutura da universidade e as pesquisas desenvolvidas, assistir a palestras e demonstrações de atividades e participar de visitas guiadas. 

O evento buscou ajudar os jovens a fazerem sua escolha profissional. Além das apresentações relativas às diferentes profissões, o evento incluiu também atrações culturais e de entretenimento, como maracatu, bandas, DJ, slackline, escalada, muralismo, rodas de conversa, oficinas de clows, exposição de fotografias e apresentação da Orquestra de Câmara da UFLA. 


O I UFLA de Portas Abertas recebeu também outros visitantes. Os alunos do 4º ano do Colégio Tiradentes, entre os quais havia uma criança surda e outra cadeirante. Das 14h às 15h, no auditório da Inova Café, a professora de Libras Érica Tavares fez para eles uma apresentação sobre os cursos da UFLA e realizou brincadeiras, com músicas e expressões corporais. Em seguida, eles participaram de uma visita guiada ao Museu de História Natural (MHN).

A programação da mostra envolveu visitas aos departamentos e setores, experiências em laboratórios, palestras, atrações culturais e de entretenimento, além de propiciar aos jovens um dia de vivência no ambiente universitário.

“Que essa abertura da Universidade possa ter cumprido o objetivo de ser uma experiência marcante, em especial para estudantes do ensino médio que estão tomando decisões que vão moldar o seu futuro, mas também para nós, professores, alunos e técnicos. Que isso sirva de aprendizado para novas experiências de extensão universitária de impacto (interno e externo)”, professor Dany Flávio Tonelli, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Proec.

É desde cedo que se começa
Ainda no ensino médio ou após já ter concluído esta etapa que marca a vida de todo jovem, antes de se inscrever em um processo seletivo, o estudante enfrenta uma maratona de estudos para alcançar o sonho tão desejado. Passar em um processo seletivo e ingressar em uma instituição de ensino superior, seja pública ou privada. 

Ter uma universidade pública na própria cidade onde reside, é um alento, mas ao mesmo tempo um desafio para o jovem da cidade de Lavras e região.

Para aqueles que não tem a oportunidade de frequentar cursos pré-vestibulares, cada dia mais concorridos e caros ou mesmo por ter que trabalhar durante todo o dia, a própria Universidade Federal de Lavras oferece esta oportunidade.

O Pré-Uni é um cursinho pré-vestibular gratuito, oferecido pela UFLA voltado para estudantes de baixa condição socioeconômica. O curso tem como objetivo preparar jovens e adultos para o ingresso ao ensino superior, com aulas ministradas por graduandos e pós-graduandos da UFLA, no próprio Campus e no período noturno.

O candidato faz uma inscrição e a instituição faz uma seleção. Podem participar estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas, e residam em Lavras e adjacências. Geralmente são oferecidas pouco mais de 100 vagas no Pré-Uni da UFLA.

Ocupe o Campus
Durante a coletiva do dia 23 de abril, o reitor professor José Roberto Scolforo destacou que o Campus da universidade, é um orgulho para o povo de Lavras. Diariamente milhares de estudantes, centenas de professores, servidores e visitantes passam pelas avenidas, ruas e calçadas do Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Seja no transporte coletivo municipal, circular interno, de carro, moto, bicicleta ou mesmo em uma caminhada do dia-a-dia. 

"Este espaço não é só da universidade. É um espaço de todos. Nós queremos aprofundar ainda mais a inserção das pessoas junto à universidade", destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...