Cerca de 5 mil estudantes de ensino médio passaram o dia no Campus da Ufla. Troca de conhecimentos, além de atrações científicas e culturais movimentaram os futuros graduandos
No último dia 23 de abril, em entrevista coletiva concedida à imprensa local e regional, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, disse que "mentalidade hoje na Ufla é de que precisamos cada vez mais interagir e contribuir com a população local e região. Não podemos ser uma ilha fechada, os nossos espaços deve ser ocupados por todos".
Cerca de 5 mil estudantes de ensino médio, ligados a quase cem escolas de Lavras e da região tomaram conta do Campus da universidade nesta quarta-feira, 6. Eles participaram do I UFLA de Portas Abertas. É a primeira vez na história que a Universidade Federal de Lavras conseguiu envolver e interagir com tantos estudantes do ensino médio.
Em clima de interação, descontração e a sensação de que em um breve espaço de tempo, este espaço poderá ser ocupado por muitos deles como estudantes de graduação, tomou conta de garotos e garotas de todos os estilos, raças e crenças. Todos unidos em um só objetivo: nas salas de aula, nos laboratórios e nos jardins do Campus da Universidade Federal de Lavras estabelecer contato com professores e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição.
“Tivemos efetivamente uma interação dialógica entre a Universidade e a sociedade. Foi empolgante ver os jovens passeando pelo câmpus, assistindo a palestras e sonhando com seu futuro”, avaliou entusiasmado o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec), professor José Roberto Pereira. Escolas públicas e privadas, de 50 municípios, envolveram-se na programação.
Pela programação, com atividades nos períodos diurno e noturno, os grupos puderam conhecer a estrutura da universidade e as pesquisas desenvolvidas, assistir a palestras e demonstrações de atividades e participar de visitas guiadas.
O evento buscou ajudar os jovens a fazerem sua escolha profissional. Além das apresentações relativas às diferentes profissões, o evento incluiu também atrações culturais e de entretenimento, como maracatu, bandas, DJ, slackline, escalada, muralismo, rodas de conversa, oficinas de clows, exposição de fotografias e apresentação da Orquestra de Câmara da UFLA.
O I UFLA de Portas Abertas recebeu também outros visitantes. Os alunos do 4º ano do Colégio Tiradentes, entre os quais havia uma criança surda e outra cadeirante. Das 14h às 15h, no auditório da Inova Café, a professora de Libras Érica Tavares fez para eles uma apresentação sobre os cursos da UFLA e realizou brincadeiras, com músicas e expressões corporais. Em seguida, eles participaram de uma visita guiada ao Museu de História Natural (MHN).
A programação da mostra envolveu visitas aos departamentos e setores, experiências em laboratórios, palestras, atrações culturais e de entretenimento, além de propiciar aos jovens um dia de vivência no ambiente universitário.
A programação da mostra envolveu visitas aos departamentos e setores, experiências em laboratórios, palestras, atrações culturais e de entretenimento, além de propiciar aos jovens um dia de vivência no ambiente universitário.
“Que essa abertura da Universidade possa ter cumprido o objetivo de ser uma experiência marcante, em especial para estudantes do ensino médio que estão tomando decisões que vão moldar o seu futuro, mas também para nós, professores, alunos e técnicos. Que isso sirva de aprendizado para novas experiências de extensão universitária de impacto (interno e externo)”, professor Dany Flávio Tonelli, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Proec.
É desde cedo que se começa
Ainda no ensino médio ou após já ter concluído esta etapa que marca a vida de todo jovem, antes de se inscrever em um processo seletivo, o estudante enfrenta uma maratona de estudos para alcançar o sonho tão desejado. Passar em um processo seletivo e ingressar em uma instituição de ensino superior, seja pública ou privada.
Ter uma universidade pública na própria cidade onde reside, é um alento, mas ao mesmo tempo um desafio para o jovem da cidade de Lavras e região.
Para aqueles que não tem a oportunidade de frequentar cursos pré-vestibulares, cada dia mais concorridos e caros ou mesmo por ter que trabalhar durante todo o dia, a própria Universidade Federal de Lavras oferece esta oportunidade.
O Pré-Uni é um cursinho pré-vestibular gratuito, oferecido pela UFLA voltado para estudantes de baixa condição socioeconômica. O curso tem como objetivo preparar jovens e adultos para o ingresso ao ensino superior, com aulas ministradas por graduandos e pós-graduandos da UFLA, no próprio Campus e no período noturno.
O candidato faz uma inscrição e a instituição faz uma seleção. Podem participar estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas, e residam em Lavras e adjacências. Geralmente são oferecidas pouco mais de 100 vagas no Pré-Uni da UFLA.
Ocupe o Campus
Durante a coletiva do dia 23 de abril, o reitor professor José Roberto Scolforo destacou que o Campus da universidade, é um orgulho para o povo de Lavras. Diariamente milhares de estudantes, centenas de professores, servidores e visitantes passam pelas avenidas, ruas e calçadas do Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Seja no transporte coletivo municipal, circular interno, de carro, moto, bicicleta ou mesmo em uma caminhada do dia-a-dia.
"Este espaço não é só da universidade. É um espaço de todos. Nós queremos aprofundar ainda mais a inserção das pessoas junto à universidade", destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário