Pular para o conteúdo principal

PARQUE TECNOLÓGICO PODERÁ SER INAUGURADO EM MARÇO DO PRÓXIMO ANO EM LAVRAS

Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa, acompanhado dos subsecretários de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira, fizeram uma visita à Universidade Federal de Lavras na semana passada

Na semana passada, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, participou da reunião Ordinária da Câmara Municipal de Lavras, no Sul de Minas. O dirigente anunciou para conhecimento dos parlamentares e da comunidade em geral, as alterações no projeto para a construção do Hospital Universitário e outros projetos da instituição. 

O objetivo da reunião foi o de informar aos vereadores e à comunidade de Lavras as diretrizes do planejamento estratégico, reforçando que, mesmo em um momento de crise, a UFLA manterá o plano de expansão, alicerçada em critérios de qualidade, na valorização da comunidade acadêmica e no desenvolvimento de Lavras e região.

Scolforo destacou o andamento das obras do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), e disse que a obra tem estimativa de inauguração em março de 2016. Scolforo destacou a importância do empreendimento, que deverá atrair a atenção de grandes empresas e servir de apoio para empresas nascentes na área de tecnologia e inovação. 

Scolforo explicou que a UFLA tem empenhado esforços para adequar o planejamento da Instituição ao contingenciamento do Governo Federal, equivalente a 39% do orçamento mensal previsto para o custeio. Na oportunidade, o reitor reafirmou que a UFLA continuará realizando todos os projetos já iniciados e os compromissos assumidos serão mantidos.

O reitor destacou à construção do hospital universitário, que será na Zona Norte da cidade de Lavras, na Fazenda Muquem, propriedade da UFLA. Com 39 mil m2, o hospital estará estrategicamente localizado no anel viário “Presidente Tancredo Neves”, próximo ao condomínio do projeto “Minha Casa, Minha Vida”.

O reitor explicou que o Hospital Universitário será construído em três módulos, com capacidade final para 350 leitos. O primeiro módulo, de 13 mil m2 tem previsão de ser licitado e ter a obra iniciada no primeiro semestre de 2016. 

A fase atual é a de elaboração do projeto arquitetônico, realizado por uma empresa licitada no final de 2014. Esse projeto será a base para a realização de 37 outros projetos específicos que são exigidos para a construção de um hospital de referência.

O Hospital Universitário será gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que realizará concurso específico para contratação de mão de obra.  O hospital terá como atuação prioritária o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O reitor da UFLA considerou que o atendimento deverá ser em áreas complementares às áreas já consolidadas nos hospitais do município: Santa Casa de Misericórdia e Hospital Vaz Monteiro, que continuarão a ser parceiros da Universidade no desafio de formar médicos capacitados e solidários à realidade local.

Sobre o destino da área do antigo Hospital do Coração, Scolforo anunciou que já iniciou a negociação para a instalação de uma Escola Técnica Federal, visando a ampliar as oportunidades de formação qualificada em Lavras e região. Para o reitor, será uma excelente oportunidade de formação técnica gratuita em especialidades prioritárias e em conformidade com a demanda do mercado regional.

A reunião contou com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, além de representantes da Direção Executiva da instituição, pró-reitores e assessores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

PREFEITURA DE VARGINHA PUBLICA EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO 2025

O município de Varginha publicou na última quinta-feira, 24, o edital para o concurso público da Prefeitura de Varginha, cuja responsabilidade é da empresa AvançaSP. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto. Há vagas para administrador, assistente social, auxiliar de creche, biólogo, contador, dentista, desenhista, técnico em enfermagem, técnico em informática, arquiteto, assistente social escolar, engenheiro agrônomo, engenheiro eletricista, motorista, agente fiscal, auxiliar de dentista, médico, operador de veículos pesados, técnico em raio X, educador infantil, professor PII, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo, entre outros cargos. São 849 vagas com salários que vão até R$ 8.600. Os aprovados terão benefícios como Ticket Alimentação, Vale Transporte, Plano de Previdência Própria - Aposentadoria e Pensão, Seguro de Vida (por adesão), Assistência à Saúde (por Adesão), Plano Odontológico (por adesão), Auxílio Funeral, Auxílio Reclusão, Auxílio Natalidade, Promoção ...

LABORATÓRIO EM LAVRAS VAI MODERNIZAR AÇÕES DE DEFESA SANITÁRIA NO ESTADO

Unidade foi entregue ontem, em parceria com a UFLA pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Thales Fernandes e pela diretora-geral do IMA, Luiza de Castro Minas agora conta com um Laboratório de Geoprocessamento, Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Gedai). O local foi, oficialmente, entregue, ontem (28/7) pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, pela diretora-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luiza Castro e pelo vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Jackson Antônio Barbosa, em Lavras, Sul de Minas. Também participaram da inauguração, dirigentes da Fundação de Desenvolvimento Cientìfico e Cultural (Fundecc), parceira do projeto. O Laboratório é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de modernizar as ações de defesa sanitária animal, vegetal e agroindustrial no Estado, por meio do uso de tecnologias avançadas, como georreferenciamento, c...