Pular para o conteúdo principal

SCOLFORO DEFENDE INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NAS UNIVERSIDADES

 “É importante inserir a comunidade em cada projeto das instituições. Quem constrói este cenário é o próprio povo, dentro das culturas de cada região”, disse Scolforo


O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Miguel Corrêa (PT), participou, juntamente com reitores de universidades e institutos públicos do Estado, da reunião do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais  (Foripes). 

O evento foi realizado no último dia 20, na Sala dos Conselhos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), localizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) e promoveu a reunião ideias, a troca de experiências e o debate de propostas que visam beneficiar a rede acadêmica.

Durante o encontro, Miguel Corrêa analisou a relevância de investimentos que absorvam ciência, tecnologia e inovação. 

“A Sectes quer ser membro do dia-a-dia das faculdades, universidades e institutos. Assim como o Governo de Minas, queremos vislumbrar o mesmo horizonte, valorizando as atividades e projetos”, afirmou. A importância da economia digital para o desenvolvimento das empresas, as competências e as start-ups digitais foi um dos temas mais debatidos. 

“Para que todas as instituições possam acompanhar o novo modelo econômico, impulsionado pela internet, existe a necessidade de incentivar a utilização das tecnologias, o que será possível com o apoio da administração pública”, concluiu Miguel Corrêa.  

Outro ponto de destaque durante o Fórum foi a necessidade de integrar a sociedade aos projetos desenvolvidos. O assunto, inclusive, foi abordado pelo presidente do fórum e reitor da Universidade Federal de Lavras, José Roberto Soares Scolforo. 

“É importante inserir a comunidade em cada projeto das instituições. Quem constrói este cenário é o próprio povo, dentro das culturas de cada região”, disse Scolforo.     

Corrêa informou que “o Governo de Minas apresenta cinco eixos estratégicos determinado pelo Governador Fernando Pimentel a saber: Segurança Pública; Educação; Proteção Social (saúde); Obras e Desenvolvimento Econômico com ciência, tecnologia e sustentabilidade. Destes cinco eixos, dois dizem respeito diretamente à SECTES: a educação e o desenvolvimento econômico com ciência, tecnologia e sustentabilidade”, conclui.

O presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, também presente na reunião do FORIPES, confirmou a importância das IES-MG para o desenvolvimento do estado através da ciência e da inovação, dizendo estar o órgão que preside à disposição tanto da SECTES quanto das Universidades e instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais.

Para o reitor da UEMG, instituição anfitriã da reunião, “o FORIPES, mais que um espaço de reinvindicações coletivas, por parte das Universidades mineiras, é um privilegiado espaço de aprendizagem por interagir instituições de perfis e formatos distintos, que nos serve como modelo de gestão e de enfrentamentos dos desafios existentes", concluiu.
              
Além dos reitores, participaram do fórum, o secretário-adjunto de Estado, Vinicius Resende,  subsecretário de Estado Ensino Superior, Marcio Rosa Portes; além dos reitores das universidades federais, estaduais, CETEC e IFES presentes em Minas Gerais e o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Adolpho Henrique Almeida Loyola.

A reunião contou ainda com a presença do secretário de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), João Cruz Reis Filho (PMDB), que solicitou uma maior aproximação das universidades que mantém cursos e pesquisas nas áreas agrícolas com as ações de sua Secretaria.

Leia também: Ocupa esta Universidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.