Pular para o conteúdo principal

ULYSSES GOMES DEFENDE CRIAÇÃO DE CONSÓRCIO E FRENTE PARLAMENTAR DA CAFEICULTURA

Deputado acredita que o momento político exige união em favor do desenvolvimento da agricultura e do café


Em reunião da Comissão de Política Agropecuária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na tarde da última quinta-feira, 30, em Nova Resende, no Sul de Minas, os deputados encaminharam a criação do Consórcio Regional para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de mineiro e a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura. 

O objetivo é único, o de fortalecer a cafeicultura na região e no Estado.

Para o deputado Emidinho Madeira (PTdoB), responsável pela organização da audiência, que reuniu mais de 500 pessoas entre autoridades municipais e cafeicultores, a proposta do consórcio está sendo construída coletivamente, com a participação de prefeitos da região, produtores rurais e dos vários deputados que apoiam a cafeicultura.

Entre os parlamentares que apoiam a nova propostas, Ulysses Gomes (PT) destacou a importância da união dos deputados, independentemente de partidos políticos, na construção de novas políticas púbicas para o setor. 

“Estamos vivendo um novo governo que está disposto a ouvir todos os movimentos. Nós vamos apoiar essa grande iniciativa que está trazendo uma ideia nova e o principal, os produtores estão acreditando nessa proposta. E isso dá para perceber pelo olhar, pelo sorriso e pelas manifestações de aplauso. Os cafeicultores estão apostando e terão apoio do nosso mandato”, garantiu.

A luta do deputado Ulysses Gomes em favor da cafeicultura na região e no Estado parte de outras iniciativas. 

Ele, que em 2012 integrou a delegação brasileira que foi a Londres, para a 108ª sessão do Conselho Internacional do Café, há 15 dias, na cidade de Machado, se encontrou com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, para discutir a  sobre a possibilidade de resgatar o Centro de Excelência e transformá-lo em um Polo de Cafeicultura do Estado de Minas, para qualificar e trabalhar em favor da cafeicultura, criando assim melhores perspectivas para os pequenos e médios produtores da região. “É um polo que poderia funcionar como um laboratório de referência, para os nossos produtores”, disse.

O papel do consórcio
De acordo com o deputado Emidinho Madeira a proposta do consórcio está sendo construída coletivamente, com a participação de prefeitos da região, produtores rurais e dos vários deputados que apoiam a cafeicultura. De acordo com o assessor jurídico do deputado, o advogado Michel Carrenho, os objetivos principais do consórcio seriam o desenvolvimento da cafeicultura no Sul e Sudoeste de Minas e o desenvolvimento de ações de marketing do café nos mercados interno e externo. 

“Trabalhar o marketing do nosso café é agregar valores a ele: cultura, sustentabilidade, tecnologia, geração de empregos, entre outros atributos”, destacou Michel.

Emidinho registrou que 155 municípios da região Sul do Estado têm na cafeicultura sua principal atividade econômica, daí a ideia de incluí-los no consórcio. O deputado propõe que cada cidade que aderir ao consórcio pague o valor de um salário mínimo por mês. 

Além disso, outra fonte de recursos seriam emendas parlamentares e, nesse aspecto, ele sugeriu que cada deputado interessado destinasse ao consórcio R$ 50 mil. Também os deputados federais poderiam destinar emendas ao projeto.

Emidinho avalia que, caso a proposta tenha bom resultado, poderá servir de exemplo para criação de outros consórcios nas outras duas principais regiões cafeicultoras mineiras: a Zona da Mata e o Cerrado mineiro. Com isso, todo o Estado ficaria contemplado, fortalecendo a cafeicultura mineira. “Se der certo, teremos força para irmos a Brasília e sermos ouvidos pelo Governo Federal.

Apoio do governo do Estado
O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, elogiou a proposta de Emidinho de criar o consórcio e declarou que o governador Fernando Pimentel garantiu apoio a todas as iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da cafeicultura. Também o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glênio Martins, e o subsecretário da pasta, Odiel de Souza, apoiaram o projeto.
por Décio Junior
com informações da ALMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...