Surpresa e incredulidade. Estas são as primeiras reações quando as pessoas se deparam com o termo "cultura surda".
De acordo com Karin Strobel, formada em Pedagogia e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), quando a palavra surdo é mencionada, as pessoas a associam com isolamento, incapacidade e falta.
Muitas vezes existe o entendimento de que para as pessoas se integrarem é preciso falar e ouvir. Esse imaginário, segundo Karin, que é surda, faz com que o significado de Cultura Surda seja quase inaceitável.
Na próxima terça-feira, 12, o Museu Bi Moreira, localizado no Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) abrirá suas portas para a comunidade Surda de Lavras.
A visita à exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” terá o acompanhamento de tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Os tradutores e intérpretes do Núcleo de Acessibilidade da UFLA, Wanderson Samuel Moraes Souza e Welbert Vinícius de Souza Sansão, farão o acompanhamento do grupo. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao Museu Bi Moreira às 9 horas ou às 14 horas do dia 12 de maio.
Essa ação faz parte do projeto educativo do Núcleo de Acessibilidade (NAUFLA/PRAEC) em parceria com a Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico/Proec –“Museus da UFLA: Interação em Libras”- desenvolvido pelos tradutores/intérpretes de Língua de Sinais Wanderson Samuel e Welbert Sansão, com apoio da museóloga Patrícia Muniz Mendes.
A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil, sendo instituída pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que determina que seu uso e difusão devem ser garantidos pelo poder público.
A exposição “Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” ocorre pela primeira vez em Lavras. A partir dessa visita é possível conhecer a complexidade de um dos maiores gênios da Humanidade, considerado revolucionário no seu tempo e amplamente reconhecido por todas as gerações.
A mostra apresenta os inventos de Leonardo da Vinci por meio de maquetes, juntamente com seus respectivos esboços e desenhos, como o conceito do helicóptero e da ponte giratória.
“Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas” foi concebida pela Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A exposição em Lavras é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec – UFLA) / Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico (CMPH-UFLA).
com Camila Caetano
com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário