Pular para o conteúdo principal

AGENTES MIRINS NO COMBATE À DENGUE

Cerca de 80 escoteiros foram capacitados para combater a dengue


Com milhares de casos confirmados, milhares de notificações e duas mortes já ocorridas em virtude da grande epidemia de dengue, a cidade de Lavras, no Sul de Minas, vive a maior crise de saúde pública de sua história. 

A Vigilância em Saúde do município decidiu firmar novas parcerias para dar continuidade ao programa “Agentes Mirins”, que capacita estudantes para serem multiplicadores das informações sobre as medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti entre pais, amigos e vizinhança. 

A iniciativa parte do do princípio de que as crianças e jovens são excelentes multiplicadores de idéias. Assim, eles podem levar a todos os conhecimentos sobre as medidas necessárias para prevenir a doença.

Neste sábado, 20, cerca de 40 jovens do grupo de escoteiros Acauã– 22º Grupo Escoteiro de Minas Gerais (GE/MG), receberam capacitação na sede do grupo, que fica na Unidade de Ensino e Extensão em Técnicas de Sobrevivência em Ambientes Naturais (UTSAN), localizada no Campus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Os escoteiros receberam informações sobre as formas de prevenção, transmissão e combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue. 

O escotismo é um movimento educacional global, que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor. Com representação em mais de 220 países, conta com cerca de 30 milhões de membros e é a maior Organização Não Governamental (ONG) do mundo. 

O Movimento Escoteiro tem por missão contribuir para a educação do jovem, por meio de um sistema de valores baseado na promessa e na lei escoteira, para ajudá-lo a construir um mundo melhor, onde a realização individual e a participação construtiva em sociedade sejam valorizadas.

O grupo de escoteiros Acauã desenvolve todas as atividades no campus da UFLA. As reuniões semanais acontecem aos sábados, das 8h às 11 h. O grupo atualmente atende a 76 crianças e jovens e conta com 30 adultos voluntários, divididos em trabalhos de administração, apoio e práticas escoteiras.

Leia também: A imagem o descaso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...