Pular para o conteúdo principal

ALUNO DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS DA UNIFEI GANHA PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

O reitor Dagoberto de Almeida, recebe o ganhador do Prêmio Jovem Cientista, aluno Davi Oliveira, acompanhado pelo orientador da sua pesquisa, professor Alvaro Queiroz, e pelo coordenador do curso de Engenharia de Bioprocessos, professor André Mendes

Davi Benedito Oliveira, aluno do 7º período do curso de graduação de Engenharia de Bioprocessos, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi um dos vencedores da edição de 2015 do Prêmio Jovem Cientista. 

Seu projeto, intitulado “Biossensores nanoestruturados para a monitoração da qualidade do pescado”, foi o segundo colocado na categoria Estudante do Ensino Superior, sob a orientação do professor Alvaro Antonio Alencar de Queiroz. 

A cerimônia de entrega da premiação será realizada pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), em junho deste ano, em solenidade no Palácio do Planalto.

O aluno, de 21 anos, oriundo da Fundação Bradesco, onde cursou o ensino médio antes de ingressar na Unifei, desenvolveu um aparelho sensor capaz de aferir os níveis de degradação do pescado para evitar possíveis contaminações. 

Ele explicou que baseou seu projeto em duas perspectivas de problemas. Observou que nas escolas da região havia pouca presença de pescado na merenda escolar dos alunos e, ao mesmo tempo, constatou a dificuldade em se trabalhar com o pescado por ser um alimento perecível. “Isso é um dos fatores que impedem a sua inclusão na merenda escolar”- destacou Davi Oliveira.

O aluno da Unifei afirmou também que as más condições do processamento do pescado (captura, armazenamento e transporte) contribuem para a deterioração do produto. Ao constatar esses problemas, Davi Oliveira desenvolveu a sua pesquisa visando buscar soluções rápidas e de fácil acesso à indústria pesqueira, bem como aos consumidores que necessitarem de um controle mais rígido do produto. 

O vencedor do Prêmio Jovem Cientista também acentuou que “o alto teor proteico da carne do pescado contribui para uma merenda escolar de qualidade, refletindo na melhoria da aprendizagem dos alunos”.

Descrevendo a sua pesquisa, o aluno Davi acrescentou que as Aminas Biogênicas (organismos tóxicos de baixo peso molecular) presentes na carne de pescados, quando entram em contato com o organismo humano trazem graves contaminações. 

“Desenvolvemos um biossensor nanoestruturado, de baixo custo, que leva uma enzima como sistema de detecção, localizada na ponta do aparelho, capaz de medir a quantidade dessas toxinas e, consequentemente, revelar à boa ou a má qualidade da carne”.

O reitor Dagoberto Alves de Almeida destacou que a Unifei, mesmo com uma estrutura considerada pequena, “tem boas iniciativas na área científica e tecnológica”. Ele enfatizou que a instituição deve sempre mostrar à sociedade que está prestando serviços ao país. 

“Esse prêmio, conquistado por nosso aluno, é um exemplo dessa iniciativa”. Observou que o Conselho Universitário, órgão máximo da Unifei, também homenageou o aluno Davi como reconhecimento do seu mérito acadêmico. O dirigente universitário também lembrou que, em 2014, outro aluno da Universidade, Gustavo Meirelles, conquistou o Prêmio Jovem Cientista, na categoria Mestre e Doutor.

O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu nesta 28º. Edição mais de 1.900 inscrições. O tema abordado em 2015 foi a “Segurança Alimentar e Nutricional”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...