Pular para o conteúdo principal

DISPOSITIVO DE SEGURANÇA PARA VEÍCULOS É CAPAZ DE DETECTAR MOTORISTA

Tecnologia na Universidade Federal de Lavras é capaz de detectar 
se o veículo está sendo guiado por um indivíduo diferente


Computadores de bordo dos veículos armazenam e transmitem informações úteis para os condutores, auxiliando na direção e segurança, sendo também capazes de detectar características de direção individuais dos motoristas. 

Pensando nisso, o mestrando Celso de Ávila Ramos e o professor Wilian Soares Lacerda, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), criaram um sistema inteligente para classificação e reconhecimento de condutores de veículos para uso na segurança.

O que esse sistema faz é reconhecer o condutor do veículo a partir de suas características na direção, utilizando-se de computadores de bordo e aplicativos que registram tais características. 

Assim, o sistema é capaz de detectar se o veículo está sendo guiado por um indivíduo diferente, o que permite aplicações como a emissão de alertas a proprietários, autoridades, seguradoras (entre outros), quando há ocorrência de furtos ou roubos.

O mecanismo também permite a interação remota com funcionalidades do veículo, que dificultem ações de condutores classificados como impróprios.

Atualmente, os veículos automotivos vêm equipados com computador de bordo, capaz de fornecer todas as informações úteis ao sistema neural antifurto veicular que está sendo desenvolvido. 

A tendência é que tais informações não sejam usadas somente para fins de diagnóstico e manutenção do veículo, mas também para outras finalidades, como a transmissão de dados do veículo remotamente, inclusive para fins de segurança. 

Nesse sentido, a equipe da UFLA pensou na utilização de redes neurais artificiais para a classificação dos condutores do veículo, além da emissão de alerta em caso de roubo e possível imobilização do veículo em caso de detecção de atividade de condução indevida.

A pesquisa, tema da dissertação de mestrado de Celso, ainda não está no mercado, pois está passando pelos ajustes finais. Assim, estão sendo recolhidos os dados dos condutores para o treinamento da rede neural. 

Espera-se, também, que posteriormente o sistema embarcado possa receber uma mensagem do proprietário, capaz de interromper alguma funcionalidade do veículo. A finalização do produto também depende da aquisição de equipamentos laboratoriais específicos.
com Amanda Castro - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho