Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL RECEBE O GRANDE COLAR DO MÉRITO DA DEFENSORIA PÚBLICA

Governador ressalta o trabalho da instituição na garantia do acesso do cidadão à Justiça

Governador Fernando Pimentel, a defensora geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, e demais integrantes da mesa na solenidade da Defensoria Pública

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, orador oficial e agraciado do Grande Colar da Defensoria Pública, destacou na última sexta-feira, 26, em Belo Horizonte, durante a solenidade de entrega da comenda, a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão na defesa dos direitos dos cidadãos mineiros. 

“Ela está sempre presente onde o direito está sendo ameaçado e trabalha em Minas Gerais com uma visão moderna do papel do agente público, antecipando o problema, desafogando o Judiciário do que se tornariam processos judiciais”, afirmou.

Pimentel se comprometeu em dar mais autonomia à Defensoria Pública mineira e a colocar em prática a Emenda Constitucional 80/2014, que prevê o fortalecimento da instituição. 

“Se nós cumprirmos a emenda, teremos feito um excelente serviço, não para a Defensoria, mas para o cidadão. É um compromisso que faço com vocês, apesar das dificuldades financeiras. Isso não pode ser empecilho para a gente assumir essa causa”, destacou o governador.



O Grande Colar do Mérito, recebido por Pimentel, é o grau máximo da homenagem concedida anualmente pela Defensoria Pública a autoridades que contribuíram para o engrandecimento da instituição.

Em seu discurso, a defensora geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, ressaltou a necessidade, cada vez maior, de ampliar o acesso à Justiça no Brasil, destacando que, para isso, é fundamental a institucionalização da Defensoria e da Justiça. “Estamos em júbilo pelo fato de comemorarmos 39 anos de atuação, neste ano. A Defensoria tem uma média de 180 mil prestações jurídicas por mês”, salientou.

Para ela, o acesso à Justiça é um “direito de todos” e o maior desafio da Defensoria é expandir sua atuação para novas comarcas, o que exige o apoio do governo estadual. Hoje, há 296 comarcas no Estado, sendo que 103 possuem defensores públicos. “Agradeço ao governador Fernando Pimentel pelo orçamento da Defensoria, repassado integralmente mesmo em período de contingenciamento de despesas”, completou.

Além de Pimentel, outras 59 personalidades foram homenageadas com as designações Medalha de Honra e Comenda do Mérito.

Também participaram do evento o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, além de secretários de Estado, deputados federais e estaduais, vereadores, lideranças políticas e outros representantes do Poder Judiciário.

Nota à imprensa
A operação de busca e apreensão pretendida contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e a realizada na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, no seu antigo escritório particular, em Belo Horizonte, é a extensão da arbitrariedade cometida anteriormente, quando os policiais estiveram no apartamento de sua esposa, em Brasília.

Com base somente em ilações e deduções fantasiosas, essa investigação prossegue eivada de irregularidades, tanto que os pedidos para a realização de busca e apreensão nas sedes do governo de Minas Gerais, na residência oficial e na residência particular do governador, e ainda em relação a sua esposa, foram negados pelo ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, por considerá-los desarrazoados.

É importante ressaltar que o órgão competente negou à Polícia Federal o prosseguimento de atos sem base legal e sem fundamentação em fatos que os justificassem. Embora oportunamente impedida, esse tipo de arbitrariedade merece o repúdio da sociedade civil. O governador e sua esposa reafirmam sua confiança na Justiça e colocam-se, como sempre estiveram, à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento, o que torna desnecessária e abusiva a reiterada tentativa de utilizar esse tipo de medida policial.

Todas as providências necessárias para assegurar o respeito ao direito individual, à legalidade e à autonomia federativa serão tomados para coibir o abuso e a arbitrariedade na condução do inquérito policial. Resistiremos a qualquer tentativa de impor a Minas Gerais constrangimentos indevidos e anti-republicanos.
Superintendência Central de Imprensa
Subsecretaria de Comunicação Social
Governo de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho