Pular para o conteúdo principal

FERNANDO PIMENTEL RECEBE BANCADA FEDERAL DO PT E FAZ BALANÇO DE SUA GESTÃO


O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), recebeu, na última sexta-feira, 10, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, deputados federais e estaduais do PT para mostrar as ações realizadas no primeiro semestre de administração do Estado. 

“Nada mais natural do que a bancada do PT vir a Minas. É primeira vez que o partido governa o Estado. Estamos fazendo um balanço de seis meses mas, se vocês me perguntarem um destaque, destaco a mudança no jeito de governar”, disse o governador.

A visita faz parte de uma série de encontros programados pelo partido nos cinco Estados que são governados pelo PT. Participaram os deputados federais Arlindo Chinaglia (SP), Afonso Florence (BA), Sibá Machado (AC), Gabriel Guimarães (MG), Margarida Salomão (MG), Leonardo Monteiro (MG), Adelmo Leão (MG), Padre João (MG), Paulo Teixeira (SP), Ságuas Moraes (MT), Fernando Marroni (RJ), Zé Geraldo (PA) e José Mentor (SP). Os deputados estaduais Durval Ângelo, líder do Governo, e Paulo Lamac representaram a bancada na Assembleia Legislativa.

Estiveram também no encontro os secretários Odair Cunha (Governo), Marco Antônio Teixeira (Casa Civil e Relações Institucionais), Miguel Corrêa (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), de Direitos Humanos e Cidadania (Nilmário Miranda) e a secretária geral adjunta da Governadoria, Alcione Comonian.

O governador destacou realizações que privilegiam o diálogo e a participação da sociedade civil, como a instalação dos Fóruns Regionais de Governo e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para Demandas Territoriais Urbanas e Rurais e de Grande Repercussão Social (Cejus Social), em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), para mediar conflitos de ocupações urbanas e rurais. 

“O diálogo permanente com a sociedade já levou a acordos importantes. Atendemos, fizemos projeto de lei, a Assembleia já aprovou e, até 2017, pagaremos o Piso Nacional dos professores. Completaremos a diferença (salarial) sem mudar a jornada. Instauramos mesa de diálogo com o TJMG. É uma mudança radical, é visível que mudou”, afirmou Pimentel.

De acordo com o deputado federal Sibá Machado (AC), líder do PT na Câmara dos Deputados, a bancada federal petista está “disposta a ajudar no que for preciso”. O deputado federal Arlindo Chinaglia (SP) classificou o encontro como uma demonstração de “amizade e reconhecimento”.

Para o deputado federal Afonso Florence (BA), o acordo do governo de Minas Gerais com os professores para pagamento do Piso Nacional da Educação aos docentes da rede estadual de ensino é emblemático para o país. 

“Saúdo o governador pela iniciativa com os professores e pela mediação de conflitos nos casos de ocupações urbanas. Na Bahia, nós só conseguimos a reintegração de posse quando o movimento social que reivindicava participou das conversas. Sem dúvida, esse início de governo Pimentel serve de exemplo”, completou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...