Pular para o conteúdo principal

NAZARENO DESENVOLVE AÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DE SEUS PARQUES NATURAIS


O setor municipal de Meio Ambiente está realizando o plantio de espécies nativas do cerrado no interior dos parques naturais municipais de Nazareno, no Sul de Minas. 

O plantio é uma medida para estabilização do solo e revitalização destas áreas, as quais, antes denominadas Voçoroca do Córrego do Cravo e Voçoroca do Lar do Idoso até a criação das leis municipais que as regulamentam como Parque Natural Municipal Voçoroca do Córrego do Cravo, de acordo com a Lei 1.253 e do Parque Natural Municipal Voçoroca Lar do Idoso, conforme a Lei 1.252. 

Hoje, o setor municipal de meio ambiente se preocupa e desenvolve trabalhos efetivos, com atividades voltadas para a proteção e regeneração destas áreas. 

Além das 300 mudas já plantadas, começa a vigorar o plano de prevenção e combate a incêndios florestais elaborado pelo Consorcio Intermunicipal de Gestao e Desenvolvimento Ambiental Sustentavel Das Vertentes de Sao Joao Del Rei (CIGEDAS Vertentes), especialmente para o município de Nazareno, o qual aguarda apenas o treinamento especializado de pessoal pelo Corpo de Bombeiros. Funcionários públicos, voluntários, já se dispuseram a participar da brigada de incêndio, fator que vai contribuir para a contenção de queimadas em casos de incêndios e respectiva proteção ambiental.

Outro projeto está em fase de elaboração para monitoramento e reformulação da cerca, para configurar as áreas, delimitar espaços e proteger os parques. Este instrumento será enviado ainda este mês ao ministério da Justiça, órgão que está recebendo as propostas, através do programa de Defesa dos Direitos Difusos. 

O setor busca apoio de entidades governamentais ou não e também da população. A Companhia Enérgetica do Estado de Minas (Cemig) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), regional de São João Del Rei, nas Vertentes, doaram as 300 mudas já inseridas no processo de revitalização dos parques.

“Estamos na estação seca e em dias de forte calor a vegetação pode incendiar naturalmente; é preciso tomar determinados cuidados como não queimar lixo, nem restos de vegetação, ou qualquer outro material”, expõe Joyce Nascimento. 

“Com uma simples "bituca" de cigarro, jogada à beira das estradas, o fogo pode alastrar muito rápido e além da perda natural, pode também prejudicar os moradores”, ressalta ela, quem se coloca à disposição para quem quiser, conhecer soluções adequadas.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho