Pular para o conteúdo principal

ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER É BENEFICIADA COM RECURSOS DE TRANSAÇÃO PENAL ELEITORAL

Proposta feita pela PRE-MG foi aceita pelo prefeito e pelo vice-prefeito de Divinópolis


A Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE-MG) firmou transação penal com o prefeito de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, Vladimir de Faria Azevedo (PSDB), e com o vice-prefeito, Rodrigo Pinto Resende Costa (PDT), em virtude da prática do crime eleitoral previsto no artigo 323 do Código Eleitoral, que consiste em se divulgar, na propaganda eleitoral, fatos que se sabe inverídicos, capazes de exercerem influência no eleitorado.

Vladimir de Faria Azevedo e Rodrigo Pinto Resende Costa aceitaram a proposta formulada pela Procuradoria Eleitoral e irão pagar, cada um, prestação pecuniária de 15 salários mínimos, que serão destinados à Associação do Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCOM).

A transação penal é uma alternativa aplicável em infrações de menor potencial ofensivo cuja pena máxima não supere os dois anos. Na prática, significa que o autor dos fatos aceita cumprir determinada pena restritiva de direitos para não ter que responder a uma ação penal.

Os fatos aconteceram nas eleições de 2012, quando os então candidatos à reeleição divulgaram, em sua propaganda eleitoral veiculada em jornais impressos e na televisão, afirmações de que eram responsáveis pela duplicação da MG-050 e pela construção de moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.

Acontece que, em ambos os casos, não houve nenhuma participação de recursos municipais nas obras, tendo os candidatos se apropriado indevidamente da sua autoria para induzir os eleitores a votarem neles.

Assim é que, em uma das propagandas, por exemplo, o vídeo narrava que "Vladimir construiu duas mil casas populares em menos de quatro anos, que equivalem a quarenta e uma casas por mês até agora. No próximo mandato já está garantido, serão mais duas mil casas".

No entanto, durante as investigações, apurou-se que o PMCMV em Divinópolis foi totalmente financiado pela Caixa Econômica Federal, sem qualquer recurso municipal, inexistindo ainda qualquer previsão de construção de novas casas a partir de 2013.

No caso da duplicação da MG-050, a obra foi custeada por recursos do estado em parceria com a concessionária responsável pela rodovia, também sem qualquer participação da prefeitura municipal de Divinópolis.

A PRE-MG condicionou a homologação judicial e a extinção da punibilidade ao integral pagamento da quantia pelos beneficiários. Ficou estabelecido que o pagamento será feito em 10 parcelas, com vencimentos até o dia 15 de cada mês.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...