Pular para o conteúdo principal

DIREÇÃO DA UFLA RECEBE PAUTA INTERNA DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS


Na última sexta-feira, 21, representantes do Comando Local de Greve (CLG) do Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Lavras (SindUFLA) participaram de reunião no Salão dos Conselhos da Universidade  Federal de Lavras (UFLA) para apresentar a pauta interna da categoria. 

A reunião contou com a presença do reitor, professor José Roberto Scolforo, além de membros da equipe de gestão. De acordo com o servidor Rossano Wagner de Lima Botelho, vice-presidente do SindUFLA, no ato representando o CLG, as pautas apresentadas foram debatidas em assembleias e o documento foi referendado pela categoria. 

Na apresentação, ele reconheceu que alguns pontos exigirão novos debates e avaliações de caráter jurídico. “Não queremos definir a forma como serão implementadas, mas queremos a abertura do debate”, ressaltou. Ainda nesta semana haverá nova reunião com a Direção Executiva, para apresentação de considerações e posicionamentos jurídicos.

A pauta interna de reivindicações da categoria tem como eixos centrais a democratização e a transparência dos espaços da UFLA; o estabelecimento da jornada de trabalho prestada em turnos contínuos com 30h sem redução salarial; alternativas ao ponto eletrônico; liberação para realização de Pós-Graduação na UFLA e flexibilização do horário institucional.

Paralela à reunião, foi realizada a “Assembleia 3º Café com Luta”, no estacionamento em frente à Reitoria, com a participação de servidores que compõem o CLG.

Greve dos Técnicos Administrativos
A deflagração da greve da categoria dos  técnicos administrativos – representados pelo – SindUFLA – foi oficializada no dia 28 de maio de 2015. A decisão foi tomada em assembleia extraordinária do sindicato, realizada no dia 21 de maio de 2015, quando foi deliberada a adesão do sindicato ao movimento nacional de greve das universidades federais, convocados pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra).

Valorização do servidor
Em 2011, a Universidade Federal de Lavras lançou dois programas inéditos lançados. O Programa de Apoio aos Setores Técnicos Administrativos (PAST) e o Programa de Apoio ao Primeiro Projeto para Professores (PAPP). 

Os programas foram idealizados pelos professores Antônio Nazareno Guimarães Mendes e José Roberto Soares Scolforo, na época, reitor e vice-reitor, respectivamente e objetivam a valorização da capacidade criativa dos servidores técnicos e docentes.

A proposta também tem por objetivo aumentar a eficiência no desenvolvimento de suas atividades e em benefício dos setores aos quais estão vinculados. Os recursos que subsidiam os programas são resultado de projetos específicos apresentados pela Direção Executiva ao Ministério da Educação (MEC). Os recursos são destinados à aquisição de equipamentos, materiais permanentes e livros.

“É importante ouvir o servidor, dar a ele a oportunidade de apresentar suas próprias demandas, pois são eles quem melhor identificam os gargalos e as soluções para um melhor atendimento ao público ou a melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão”, destaca o atual reitor, professor José Roberto Scolforo.

Na primeira edição dos Programas, 340 docentes participaram do PAPP, com 110 projetos contemplados com equipamentos, livros, mobiliários em geral e materiais de consumo que contribuíram para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e extensão. 

O PAST teve a participação de 360 técnicos administrativos, em 93 projetos que também foram contemplados com equipamentos, livros, mobiliários em geral e materiais de consumo que melhoraram o ambiente de trabalho, a eficiência da atividade laboral e a qualidade de vida dos servidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho