Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO RESGATA HISTÓRIA DO MEDIUM CONGONHENSE ZÉ ARIGÓ



Um dos mais emblemáticos e famosos personagens da história de Congonhas nasceu no século 20 e, por anos, trouxe multidões à cidade. Seu nome era José Pedro de Freitas, popularmente conhecido como Zé Arigó.

Essa e outras histórias de ilustres cidadãos conhecidos e desconhecidos compõem a exposição “Museu de um povo”, que será aberta na hoje, terça-feira, 25, às 20h, no Museu da Imagem e Memória de Congonhas. 

O evento abre aprogramação da Semana do Aleijadinho. O objetivo é um resgate de personalidades que ajudaram a construir a identidade local, possibilitando a apropriação dessa riqueza pelos moradores e turistas. 

O Museu da Imagem e Memória está localizado na ladeira que dá acesso ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, à rua Bom Jesus (Ladeira), nº 250, na Basílica.

Entre os itens que compõem o acervo do Museu estão cartas psicografadas; cartas de médicos que haviam desenganado seus pacientes, mas indicavam a intervenção de Arigó como última solução; utensílios usados pelo médium nas cirurgias e fotos. 

Outros personagens importantes para a história da cidade também são lembrados no Museu.

Um homem além de seu tempo
Arigó nasceu e viveu todos os seus 49 anos na cidade. Os dons mediúnicos se manifestaram ainda criança, mas sua família católica não entendia ou aceitava a situação. 

Anos depois, ao compreender sua missão, passou a atender inúmeras pessoas vindas de todo o país em busca de curas espirituais para males diversos.

Os relatos de sucesso de seus atendimentos ganhavam o país e despertavam a atenção de famosos, que passaram a procurá-lo. Não demorou para que Zé Arigó, que incorporava o espírito do médico alemão Dr. Fritz, fosse questionado pelas cirurgias e efetividade do trabalho, sendo preso por duas vezes. 

A curiosidade trouxe inclusive cientistas norte-americanos a Congonhas, com o intuito de conhecerem e registrarem os métodos de trabalho de Arigó.

Após sete meses preso, fundou o Centro Espírita Jesus Nazareno. Longas filas eram formadas diariamente na cidade por pacientes vindos de todo o Brasil e também da Europa, Estados Unidos e outros países da América Latina. Arigó atendia a todos, sem distinção ou cobranças. 

Essa foi a rotina do Centro Espírita até janeiro de 1971, quando o médium morreu em um acidente de carro na BR 040. 

Exposição em homenagem ao povo e sua identidade
Os moradores de Congonhas e turistas que visitarem o Santuário terão a oportunidade de conhecer essas e outras histórias. Essa exposição, que será permanente, é mais uma iniciativa vinculada aos 30 anos do reconhecimento do Santuário como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), comemorados em 2015.

Desde o início do ano, a Prefeitura vem realizando uma série de atividades para potencializar a apropriação dessa riqueza pelos moradores. 

Para isso, desenvolve um trabalho de reconceituação do sistema de museus da cidade, o que inclui o lançamento de uma marca comemorativa; capacitação da equipe própria, comerciantes e taxistas; criação de programa educativo; mobilização da comunidade; instalação de sinalização viária e interpretativa nos padrões da UNESCO; aplicativo para smartphones com informações turísticas em quatro idiomas e, em breve, a inauguração do Museu de Congonhas.
da assessoria - Prefeitura de Congonhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...