Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO RESGATA HISTÓRIA DO MEDIUM CONGONHENSE ZÉ ARIGÓ



Um dos mais emblemáticos e famosos personagens da história de Congonhas nasceu no século 20 e, por anos, trouxe multidões à cidade. Seu nome era José Pedro de Freitas, popularmente conhecido como Zé Arigó.

Essa e outras histórias de ilustres cidadãos conhecidos e desconhecidos compõem a exposição “Museu de um povo”, que será aberta na hoje, terça-feira, 25, às 20h, no Museu da Imagem e Memória de Congonhas. 

O evento abre aprogramação da Semana do Aleijadinho. O objetivo é um resgate de personalidades que ajudaram a construir a identidade local, possibilitando a apropriação dessa riqueza pelos moradores e turistas. 

O Museu da Imagem e Memória está localizado na ladeira que dá acesso ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, à rua Bom Jesus (Ladeira), nº 250, na Basílica.

Entre os itens que compõem o acervo do Museu estão cartas psicografadas; cartas de médicos que haviam desenganado seus pacientes, mas indicavam a intervenção de Arigó como última solução; utensílios usados pelo médium nas cirurgias e fotos. 

Outros personagens importantes para a história da cidade também são lembrados no Museu.

Um homem além de seu tempo
Arigó nasceu e viveu todos os seus 49 anos na cidade. Os dons mediúnicos se manifestaram ainda criança, mas sua família católica não entendia ou aceitava a situação. 

Anos depois, ao compreender sua missão, passou a atender inúmeras pessoas vindas de todo o país em busca de curas espirituais para males diversos.

Os relatos de sucesso de seus atendimentos ganhavam o país e despertavam a atenção de famosos, que passaram a procurá-lo. Não demorou para que Zé Arigó, que incorporava o espírito do médico alemão Dr. Fritz, fosse questionado pelas cirurgias e efetividade do trabalho, sendo preso por duas vezes. 

A curiosidade trouxe inclusive cientistas norte-americanos a Congonhas, com o intuito de conhecerem e registrarem os métodos de trabalho de Arigó.

Após sete meses preso, fundou o Centro Espírita Jesus Nazareno. Longas filas eram formadas diariamente na cidade por pacientes vindos de todo o Brasil e também da Europa, Estados Unidos e outros países da América Latina. Arigó atendia a todos, sem distinção ou cobranças. 

Essa foi a rotina do Centro Espírita até janeiro de 1971, quando o médium morreu em um acidente de carro na BR 040. 

Exposição em homenagem ao povo e sua identidade
Os moradores de Congonhas e turistas que visitarem o Santuário terão a oportunidade de conhecer essas e outras histórias. Essa exposição, que será permanente, é mais uma iniciativa vinculada aos 30 anos do reconhecimento do Santuário como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), comemorados em 2015.

Desde o início do ano, a Prefeitura vem realizando uma série de atividades para potencializar a apropriação dessa riqueza pelos moradores. 

Para isso, desenvolve um trabalho de reconceituação do sistema de museus da cidade, o que inclui o lançamento de uma marca comemorativa; capacitação da equipe própria, comerciantes e taxistas; criação de programa educativo; mobilização da comunidade; instalação de sinalização viária e interpretativa nos padrões da UNESCO; aplicativo para smartphones com informações turísticas em quatro idiomas e, em breve, a inauguração do Museu de Congonhas.
da assessoria - Prefeitura de Congonhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.