Pular para o conteúdo principal

FESTA "CAFÉ COM BISCOITO" REÚNE TRADIÇÃO E NEGÓCIOS EM SÃO TIAGO

Evento fomenta o turismo e a economia local. Durante três dias serão oferecidas mais de seis toneladas de biscoito para cerca de 70 mil visitantes esperados


O mineiro adora uma prosa, com cafezinho, queijo e quitanda. No pequeno município de São Tiago, no Campo das Vertentes, o café com biscoito é uma tradição entre moradores e visitantes. Tanto que tem até comemoração: a “Festa do Café-com-Biscoito”.

Este ano, a 17ª edição acontece no próximo fim de semana, entre os dias 11 e 13 de setembro. A expectativa é a de que cerca de 70 mil turistas passem por lá nos três dias, número que equivale a quase sete vezes a população da cidade. O sucesso é tão grande que a celebração ganhou o título de patrimônio imaterial do município por consolidar tradição e costumes.

O evento acontece na Praça Central, onde 13 produtores vão oferecer para degustação gratuita mais de 100 variedades de biscoito, em um total de seis toneladas. Haverá também, shows cortejos, teatro, dança e apresentação de Folia de Reis.

A produtora Regina Resende, junto com seus três irmãos, produz rosquinhas doces de vários sabores. A fábrica tem 15 funcionários, a  maioria da família. Este é o terceiro ano em que participa da festa como expositora.

“Meus principais clientes são de fora, como Belo Horizonte, São Paulo e Sul de Minas. A festa aumenta rede de  clientes e depois dela as vendas sempre crescem” comemora Regina.

As fabriquetas de biscoitos, como são conhecidas, geralmente são empresas familiares, tradição que é passada de pai para filho. Dona Jandira Capito, 73 anos, é daquelas confeiteiras de mão cheia e participou da primeira festa. Aprendeu a fazer biscoitos ainda criança com a mãe, e até hoje produz quitandas para a padaria do seu filho.

“No começo era simples. A gente reunia algumas produtoras e colocava os biscoitos em barraquinhas enfeitadas com folhas de bananeira” relembra Dona Jandira.

De acordo com a secretária da Associação São Tiaguense de Produtores Biscoito (Assabiscoito), Maíra Aparecida Lopes, a festa é para divulgar os produtos e por isso só podem participar as quitandeiras associadas

“Cerca de 80% da população são-tiaguense é ligada, de forma direta ou indireta, à produção de biscoito na cidade. O evento é o cartão de visita do nosso trabalho”, assegura Maíra.

Segredo do sabor

As tradicionais receitas, trabalhadas artesanalmente, mantiveram sua qualidade e satisfazem até hoje o paladar dos mais exigentes degustadores. Dentre as variedades destacam-se a torradinha confeccionada em diferentes sabores, tais como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão além dos biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, entre outros.

Hoje as 40 quarenta fábricas de biscoitos  fomentam a economia local, gerando empregos diretos e indiretos na cidade. A festa é realizada pela prefeitura e pela Associação São Tiaguense de Produtores Biscoito (Assabiscoito), com patrocínio de R$ 90 mil, vindos da Cemig e da Codemig.
da Agência Minas

Confira a programação completa:

clique na imagem para ampliar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...