Pular para o conteúdo principal

PEGUE A SUA BIKE E VENHA PARA A LEITE



Nos dias 19 e 20 de setembro o estúdio #urbanismotaticonaleite do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei, coordenado pela professora Clarissa Cordeira de Campos, realiza a ação Bike na Leite. 

A atividade, que acontece durante a Semana Nacional da Mobilidade, consiste na implantação de uma ciclovia temporária na Avenida Leite de Castro. Os ciclistas de plantão devem estar atentos ao acontecimento para contribuírem com a iniciativa: o horário para passear na ciclovia durantes estes dias é das 08h00 às 14h00.

O #urbanismotaticonaleite tem como objetivo a realização de um projeto cicloviário para a cidade de São João del-Rei, tendo como foco principal a melhoria da mobilidade urbana. A ciclovia temporária seria a primeira etapa de implantação do projeto. 

“Não vai ter uma atividade específica, como andar de bicicleta todo mundo junto, a intenção é que as pessoas que normalmente utilizam bicicleta, usem a ciclovia nos dias. Mas estamos organizando outros eventos para movimentar a ação”, comenta a aluna de Arquitetura Sara Paiva, que está participando da intervenção.

Segundo Sara, ao final do estúdio os resultados alcançados serão apresentados em uma Sessão Aberta a toda a comunidade acadêmica, bem como à população local e demais interessados.

O urbanismo tático visa a criação de projetos urbanos de baixo custo, rápidos de construir, fixos ou temporários. 

“A grande importância de promover esse tipo de ação é envolver a população em temas que precisam ser discutidos e ter seus conceitos reformulados, como a mobilidade urbana.’’, completa a estudante.

Confira a página do movimento no link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.