Pular para o conteúdo principal

PLANO NACIONAL DE RADIODIFUSÃO EDUCATIVA É LANÇADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

PNO de Radiodifusão Educativa contempla 236 localidades, sendo 206 para o serviço de FM Educativa e 30 outorgas para TVs Educativas


O secretário Emiliano Filho faz a assinatura dos cinco editais que serão lançados para concessão de outorgas de radiodifusão. Cerimônia foi realizada na UFLA

Nesta segunda-feira, 21, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Outorgas de Radiodifusão Educativa (PNO), no Salão de Convenções da Universidade, com a presença do secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José da Silva Filho e do diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica, Adolpho Henrique Almeida Loyola.

Com o Plano, que contempla cinco editais de seleção pública para outorgas de Rádios e TVs Educativas, o número de emissoras com fins exclusivamente educacionais chegará a 952 em todo o País. 

O PNO de Radiodifusão Educativa contempla 236 localidades, sendo 206 para o serviço de FM Educativa e 30 outorgas para TVs Educativas. Todos os Estados do País estão contemplados.

O PNO é uma ação do Ministério das Comunicações para o fortalecimento da divulgação das ações de ensino, pesquisa e inovação tecnológica para a sociedade. 

No pronunciamento do secretário Emiliano Filho, a concessão de novas outorgas segue ao princípio constitucional que veda a existência de monopólios na comunicação, favorecendo a multiplicidade, pluralidade e diversidade das informações compartilhadas com a sociedade. “Trata-se do fortalecimento das rádios e TVs educativas, garantindo a complementariedade entre canais públicos e privados no País”, considerou.

“Escolhemos a UFLA para este lançamento como forma de homenagear a instituição pelo trabalho de comunicação desenvolvido, ciente do papel da educação na região e como multiplicadora de diversas expressões culturais da população de seu entorno”, destacou o secretário.Radiodifusão na UFLA

Na oportunidade, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou a regularização da TV Universitária e a publicação oficial da autorização para a TVU fazer a transmissão digital pelo canal 16. Scolforo enfatizou a honra de sediar na Universidade o lançamento do Plano Nacional, sinalizando a abertura e a credibilidade da Instituição também em outros ministérios.

A cerimônia na UFLA marca uma nova fase da TVU e da Rádio Universitária, que passam por reformulações em suas programações para atender ao modelo de comunicação educativa e servir como importante ferramenta de extensão universitária e divulgação científica. 

“Estamos nos esforçando para evoluir e atrair um público ainda mais diversificado, democratizando o conhecimento gerado na Universidade”, considerou Scolforo.Para o deputado federal Reginaldo Lopes, presente na cerimônia, o PNO traz um novo olhar sobre os meios de comunicação, democratizando o acesso à informação. Ele destacou o papel importante das universidades para a comunicação e reflexão sobre debates relevantes para o país.

Além das autoridades citadas, também participaram da mesa de honra da cerimônia a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o prefeito municipal, o prof. Silas Costa Pereira; o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli e o presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), professor Lourival Marin Mendes.

Novas regras de outorga
Os PNOs são documentos que apresentam para a sociedade, de forma objetiva, todas as localidades que serão contempladas com a oportunidade de novas outorgas em cada um dos serviços de radiodifusão. Foi criado para dar maior transparência à sociedade sobre os processos e procedimentos necessários para a obtenção de novas outorgas.

Os critérios que determinaram a escolha das localidades foram as demonstrações de interesse em prestar o serviço enviadas ao ministério, a disponibilidade de canais no Plano Básico da Anatel, a presença de instituições de ensino superior públicas e a quantidade de emissoras educativas em relação à população do Estado. 

Um dos objetivos desses critérios é equilibrar a relação de emissoras em todo o País. Atualmente, existem em todo o Brasil 716 emissoras educativas, sendo 508 rádios FM e 208 TVs. Com o cumprimento do PNO, a meta é alcançar 952 estações (714 rádios FM e 238 TVs), um aumento de 33%.

O primeiro edital de concorrência será lançado em 26 de outubro com prazo de dois meses para a inscrição. Os editais seguintes acontecem em 14 de dezembro; 29 de fevereiro, 25 de abril e 27 de julho de 2016.

Para as instituições públicas, a nova regra exige apenas um formulário de inscrição, antes eram necessários cinco documentos. Para entidades privadas, as exigências foram reduzidas de 18 para quatro. Outra mudança é que a inscrição das entidades e o acompanhamento dos processos passam a ser feita pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Ministério das Comunicações.

A modernização chega por meio de duas portarias que foram publicadas pelo Ministério das Comunicações nessa segunda-feira, 21. A diminuição da burocracia começou com a criação, em março deste ano, do Grupo de Trabalho de Desburocratização e Simplificação dos Processos de Radiodifusão (GTDS).

Podem participar dos editais as entidades de direito público interno (União, Estados, Municípios e autarquias), as instituições de ensino superior mantidas pela iniciativa privada e as fundações de direito privado vinculadas a uma instituição de ensino.

A portaria Nº 4335/2015 estabelece o trâmite relacionado à obtenção de outorgas de rádio e TV educativas.
com Cibele Aguiar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...