Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DILMA ENTREGA PRÊMIO JOVEM CIENTISTA PARA ALUNO DA UNIFEI


O aluno da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Davi Benedito Oliveira, recebeu o Prêmio Jovem Cientista, na categoria Estudante do Ensino Superior, das mãos da presidente da República Dilma Rousseff, durante cerimônia no Palácio do Planalto. 

O aluno foi premiado em segundo lugar na categoria com a pesquisa “Biossensores nano estruturados para a monitoração da qualidade do pescado”. Estiveram presentes na solenidade o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, e o orientador da pesquisa, professor Álvaro Antônio Alencar de Queiroz.

Davi Oliveira desenvolveu um aparelho sensor capaz de aferir os níveis de degradação do pescado para evitar possíveis contaminações. 

Ele explicou que baseou seu projeto em duas perspectivas de problemas. Observou que nas escolas da região do sul de Minas havia pouca presença de pescado na merenda escolar dos alunos e, ao mesmo tempo, constatou a dificuldade em se trabalhar com o pescado por ser um alimento perecível.

O aluno da Unifei afirmou também que as más condições do processamento do pescado (captura, armazenamento e transporte) contribuem para a deterioração do produto. 

Ao constatar esses problemas, Davi Oliveira desenvolveu a sua pesquisa visando buscar soluções rápidas e de fácil acesso à indústria pesqueira, bem como aos consumidores que necessitarem de um controle mais rígido do produto. 

O vencedor do Prêmio Jovem Cientista também acentuou que “o alto teor proteico da carne do pescado contribui para uma merenda escolar de qualidade, refletindo na melhoria da aprendizagem dos alunos”.

Descrevendo a sua pesquisa, o aluno Davi acrescentou que as Aminas Biogênicas (organismos tóxicos de baixo peso molecular) presentes na carne de pescados, quando entram em contato com o organismo humano trazem graves contaminações. 

“Desenvolvemos um biossensor nanoestruturado, de baixo custo, que leva uma enzima como sistema de detecção, localizada na ponta do aparelho, capaz de medir a quantidade dessas toxinas e, consequentemente, revelar à boa ou a má qualidade da carne”.

O reitor Dagoberto destacou que a Unifei, mesmo com uma estrutura considerada pequena, “tem boas iniciativas na área científica e tecnológica”. Ele enfatizou que a instituição deve sempre mostrar à sociedade que está prestando serviços ao país. “Esse prêmio, conquistado por nosso aluno, é um exemplo dessa iniciativa”. O dirigente também lembrou que, em 2014, outro aluno da Unifei, Gustavo Meirelles, conquistou o Prêmio Jovem Cientista, na categoria Mestre e Doutor.

 Participaram da cerimônia no Palácio do Planalto, além da presidente, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, o presidente da Fundação Roberto Marinho e vice-presidente de Responsabilidade Social do Grupo Globo, José Roberto Marinho, a vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau, Beatriz Gerdau, e o vice-presidente para assuntos corporativos da BG Brasil, Paulo Macedo.


Durante a solenidade Dilma Rousseff disse que pesquisa científica é necessária para o desenvolvimento do país. 


“Essa cerimônia é o 28º prêmio Jovem Aprendiz, que se transforma mais uma vez numa homenagem aos jovens, professores e instituições que se dedicam a essa questão tão importante, que é a questão da ciência. Acredito que foi a Bárbara Cardoso [uma das premiadas] que usou a expressão, a ciência transforma um país pacífico como o nosso num país que pretende cada vez mais se desenvolver”, observou a presidente.

O Prêmio Jovem Cientista, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), recebeu nesta 28º. Edição mais de 1.900 inscrições. O tema abordado em 2015 foi a “Segurança Alimentar e Nutricional”.

Vencedores
Categoria Estudante Ensino Médio
1o. Lugar - Joana Meneguzzo Pasquali
2o. Lugar - Moises Lopes Rodrigues
3o. Lugar - Bruna Marchesan Maran
Categoria Ensino Superior
1o. Lugar -
Deloan Edberto Mattos Perini
2o. Lugar - Davi Benedito Oliveira
3o. Lugar - Kamila Ramponi Rodrigues de Godoi
Categoria Mestre e Doutor
1o. Lugar -
Bárbara Rita Cardoso
2o. Lugar - Camila Maranha Paes de Carvalho
3o. Lugar - Fernanda Garcia dos Santos
Categoria Mérito CientificoFranco Maria Lajolo
Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP

Categoria Mérito Institucional
Ensino Superior:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC
Ensino Médio: Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira - Fortaleza, CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...