Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO ENCONTRO DO ORGULHO CRESPO SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA SEGUNDA EM LAVRAS

Estudantes da Federal de Lavras se inspiraram em Harvard e realizaram uma mobilização no Campus da universidade. Atividade rendeu mais de 60 fotos

Novembro é o Mês da Consciência Negra no Brasil. Neste ano, o movimento promete ter grande adesão e muitas atividades em várias partes do País e em lugares que antes a data passava por desapercebida. Em alguns lugares, diversos eventos já vem sendo realizados desde já. 

Em Lavras, no Sul de Minas, não será diferente. Na próxima segunda, 7, feriado nacional do Dia da Independência, ocorrerá o 1º Encontro do Orgulho Crespo. De acordo com os organizadores, o objetivo é encrespar homens e mulheres, resignificando o termo crespo.

"Encrespar é você assumir o seu cabelo e o texto que ele quer dizer. Quem me olha sabe que sou um homem/mulher negr@ e que estou consciente disso em qualquer espaço que eu esteja!", destaca a chamada para o evento.

O movimento terá início às 15h30, na Praça Doutor Augusto Silva, na região Central da cidade. 

"As ruas são para dançar, conversar, olhar no olho, viver. Por isso contamos com a presença de vocês. A ideia é nos reunirmos e fazer uma troca de vivencias, vamos ocupar os espaços com nossa negritude!", destacam os organizadores.

Outras ações em Lavras
A necessidade de colocar em debate o racismo, a inclusão e a diversidade nas universidades levou estudantes da Universidade de Havard, nos Estados Unidos, a realizarem o movimento “I too am Havard” (Eu também sou Havard). 

A campanha foi construída com fotos de estudantes negros que exibem as frases racistas que já ouviram. A ideia repetiu-se na Universidade Federal de Brasília (UNB) e inspirou o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tiago Henrique da Silva a fazer o mesmo no campus.

Depois de abordar e fotografar mais de 60 estudantes, Tiago organizou, com o apoio do professor do Departamento de Educação (DED) Celso Valin, o debate “Diversidade na Universidade”, que ocorreu no mês de maio deste ano. 

Cerca de quarenta pessoas se reuniram no Anfiteatro do DED, onde puderam conhecer as motivações do movimento, assistir a vídeos que introduziram a discussão sobre diversidade e retrataram as iniciativas em Havard e na UNB. Em seguida, o grupo partiu para a discussão do tema.

A atividade gerou frutos e ainda no primeiro semestre foi criado o Coletivo de Negritude Dandara Zumbi, fruto da ação de estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e lideranças da cidade da cidade.

Em outros lugares
No dia 26 de julho, foi celebrado na Avenida Paulista o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, que também contou com a primeira edição da Marcha do Orgulho Crespo. O ato festivo e político contou com a presença de Karol Conká , artista negra e ícone do hip-hop.. 

A iniciativa visou o empoderamento da população negra, por meio da valorização da identidade afro, seja nas longas tranças às cabeças raspadas, dos black powers aos cachos mais tímidos, dos cabelos coloridos aos turbantes. Centenas de jovens reuniram-se no vão livre do MASP, em São Paulo, para celebrar a beleza que seus cabelos lhes dão. 

Em novembro, mês da Consciência Negra, é a vez da capital mineira, Belo Horizonte, realizar a sua 1º Marcha do Orgulho Crespo. O evento será realizado no dia 28 de novembro. A 1º Marcha do Orgulho Crespo de BH já conta 3,9 mil confirmações de presença na página do evento na rede social Facebook e é organizado pelo grupo Todo Black é Power.

Clique aqui e confira a página do evento de Lavras.

Clique aqui e confira a página do evento de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...