Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO ENCONTRO DO ORGULHO CRESPO SERÁ REALIZADO NA PRÓXIMA SEGUNDA EM LAVRAS

Estudantes da Federal de Lavras se inspiraram em Harvard e realizaram uma mobilização no Campus da universidade. Atividade rendeu mais de 60 fotos

Novembro é o Mês da Consciência Negra no Brasil. Neste ano, o movimento promete ter grande adesão e muitas atividades em várias partes do País e em lugares que antes a data passava por desapercebida. Em alguns lugares, diversos eventos já vem sendo realizados desde já. 

Em Lavras, no Sul de Minas, não será diferente. Na próxima segunda, 7, feriado nacional do Dia da Independência, ocorrerá o 1º Encontro do Orgulho Crespo. De acordo com os organizadores, o objetivo é encrespar homens e mulheres, resignificando o termo crespo.

"Encrespar é você assumir o seu cabelo e o texto que ele quer dizer. Quem me olha sabe que sou um homem/mulher negr@ e que estou consciente disso em qualquer espaço que eu esteja!", destaca a chamada para o evento.

O movimento terá início às 15h30, na Praça Doutor Augusto Silva, na região Central da cidade. 

"As ruas são para dançar, conversar, olhar no olho, viver. Por isso contamos com a presença de vocês. A ideia é nos reunirmos e fazer uma troca de vivencias, vamos ocupar os espaços com nossa negritude!", destacam os organizadores.

Outras ações em Lavras
A necessidade de colocar em debate o racismo, a inclusão e a diversidade nas universidades levou estudantes da Universidade de Havard, nos Estados Unidos, a realizarem o movimento “I too am Havard” (Eu também sou Havard). 

A campanha foi construída com fotos de estudantes negros que exibem as frases racistas que já ouviram. A ideia repetiu-se na Universidade Federal de Brasília (UNB) e inspirou o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tiago Henrique da Silva a fazer o mesmo no campus.

Depois de abordar e fotografar mais de 60 estudantes, Tiago organizou, com o apoio do professor do Departamento de Educação (DED) Celso Valin, o debate “Diversidade na Universidade”, que ocorreu no mês de maio deste ano. 

Cerca de quarenta pessoas se reuniram no Anfiteatro do DED, onde puderam conhecer as motivações do movimento, assistir a vídeos que introduziram a discussão sobre diversidade e retrataram as iniciativas em Havard e na UNB. Em seguida, o grupo partiu para a discussão do tema.

A atividade gerou frutos e ainda no primeiro semestre foi criado o Coletivo de Negritude Dandara Zumbi, fruto da ação de estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e lideranças da cidade da cidade.

Em outros lugares
No dia 26 de julho, foi celebrado na Avenida Paulista o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, que também contou com a primeira edição da Marcha do Orgulho Crespo. O ato festivo e político contou com a presença de Karol Conká , artista negra e ícone do hip-hop.. 

A iniciativa visou o empoderamento da população negra, por meio da valorização da identidade afro, seja nas longas tranças às cabeças raspadas, dos black powers aos cachos mais tímidos, dos cabelos coloridos aos turbantes. Centenas de jovens reuniram-se no vão livre do MASP, em São Paulo, para celebrar a beleza que seus cabelos lhes dão. 

Em novembro, mês da Consciência Negra, é a vez da capital mineira, Belo Horizonte, realizar a sua 1º Marcha do Orgulho Crespo. O evento será realizado no dia 28 de novembro. A 1º Marcha do Orgulho Crespo de BH já conta 3,9 mil confirmações de presença na página do evento na rede social Facebook e é organizado pelo grupo Todo Black é Power.

Clique aqui e confira a página do evento de Lavras.

Clique aqui e confira a página do evento de Belo Horizonte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho