Pular para o conteúdo principal

REDE DE SOLIDARIEDADE

Neste ano, 45 entidades receberão 30 mil quilos de alimentos não perecíveis, 2400 pacotes de fraldas infantis e geriátricas e aproximadamente 250 latas de leite em pó


Os shows realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), anualmente durante a Semana de Ciência, Cultura e Arte, que neste comemorou os 107 anos da instituição, agradam a uma multidão de pessoas, em três noites de alegria, boa música e integração. 

Em um momento de contingenciamento de recursos, membros da direção, servidores e outros, atuaram como voluntários durante as atividades realizadas. Em virtude da impossibilidade de contratação de um produtor cultural, uma voluntária se destacou na organização dos shows. 

Heloísa, mais conhecida como Helô, foi produtora voluntária nos três eventos e arrancou elogios dos músicos e de seus equipes pelo profissionalismo, organização e atenção. 

Helô foi parar na produção, após membros da direção da instituição descobrirem que ela já atuou como produtiva de uma famosa banda de forró do Nordeste e que faz sucesso em todo Brasil. Helô topou encarar a empreitada como voluntária e foi um dos destaques da Semana de Ciência, Cultura e Arte deste ano.

No palco, o cantor Nando Reis, que se apresentou no último dia 3 para um público de 14 mil pessoas, destacou a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que com alegria e desenvoltura, fizeram a tradução. Também estiveram presentes cadeirantes e uma jovem portadora de Síndrome de Down. 

Nando Reis também fez questão de destacar o papel solidário do evento, pois os ingressos foram trocados por alimentos e produtos que serão destinados a entidades assistenciais do município de Lavras. 

Festa da solidariedade
Além de proporcionar alternativas culturais para Lavras e região, um conjunto expressivo de entidades filantrópicas é beneficiada com a doação de toneladas de alimentos, resultado da troca de ingressos e do espírito de solidariedade que toma conta da população.

Como ocorre tradicionalmente, depois da festa, representantes das entidades assistenciais cadastradas participaram nesta terça-feira, 8, da cerimônia de entrega dos alimentos. Neste ano, 45 entidades receberão 30 mil quilos de alimentos não perecíveis, 2400 pacotes de fraldas infantis e geriátricas e aproximadamente 250 latas de leite em pó.

Durante a cerimônia, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira destacou o compromisso da UFLA em incentivar a solidariedade como uma ação permanente, dando impulso a um amplo programa social de aproximação entre a Universidade e a comunidade de Lavras e região.

Solidariedade como ato colaborativo
Durante a cerimônia de entrega simbólica dos alimentos, os representantes das entidades beneficiadas reforçaram a importância da Rede Solidária – fórum permanente de interação para ajuda mútua, trocas de experiências e fortalecimento das causas que promovem a união entre elas. 

Do ponto de vista institucional, João Almir destaca que são diversas as possibilidades de articulação com a UFLA, permitindo ampliar o escopo das ações e o número de beneficiados. As entidades também podem contar com o apoio de técnicos, professores e estudantes, contribuindo para uma formação técnica, ética e cidadã.

Com o apoio da UFLA, a rede foi criada a partir da identificação de similaridades, já que as pessoas que lidam com os desafios diários dessas entidades compartilham as mesmas virtudes: a solidariedade e o amor ao próximo.

Neste ano, foi apresentado às entidades o site que está sendo criado para a Rede Solidária, com o apoio da Universidade. Em breve, o site será lançado com o objetivo de ser mais uma ferramenta de divulgação dos projetos, articulação entre as entidades e para atrair mais voluntários e doações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...