Pular para o conteúdo principal

REDE DE SOLIDARIEDADE

Neste ano, 45 entidades receberão 30 mil quilos de alimentos não perecíveis, 2400 pacotes de fraldas infantis e geriátricas e aproximadamente 250 latas de leite em pó


Os shows realizados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), anualmente durante a Semana de Ciência, Cultura e Arte, que neste comemorou os 107 anos da instituição, agradam a uma multidão de pessoas, em três noites de alegria, boa música e integração. 

Em um momento de contingenciamento de recursos, membros da direção, servidores e outros, atuaram como voluntários durante as atividades realizadas. Em virtude da impossibilidade de contratação de um produtor cultural, uma voluntária se destacou na organização dos shows. 

Heloísa, mais conhecida como Helô, foi produtora voluntária nos três eventos e arrancou elogios dos músicos e de seus equipes pelo profissionalismo, organização e atenção. 

Helô foi parar na produção, após membros da direção da instituição descobrirem que ela já atuou como produtiva de uma famosa banda de forró do Nordeste e que faz sucesso em todo Brasil. Helô topou encarar a empreitada como voluntária e foi um dos destaques da Semana de Ciência, Cultura e Arte deste ano.

No palco, o cantor Nando Reis, que se apresentou no último dia 3 para um público de 14 mil pessoas, destacou a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que com alegria e desenvoltura, fizeram a tradução. Também estiveram presentes cadeirantes e uma jovem portadora de Síndrome de Down. 

Nando Reis também fez questão de destacar o papel solidário do evento, pois os ingressos foram trocados por alimentos e produtos que serão destinados a entidades assistenciais do município de Lavras. 

Festa da solidariedade
Além de proporcionar alternativas culturais para Lavras e região, um conjunto expressivo de entidades filantrópicas é beneficiada com a doação de toneladas de alimentos, resultado da troca de ingressos e do espírito de solidariedade que toma conta da população.

Como ocorre tradicionalmente, depois da festa, representantes das entidades assistenciais cadastradas participaram nesta terça-feira, 8, da cerimônia de entrega dos alimentos. Neste ano, 45 entidades receberão 30 mil quilos de alimentos não perecíveis, 2400 pacotes de fraldas infantis e geriátricas e aproximadamente 250 latas de leite em pó.

Durante a cerimônia, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira destacou o compromisso da UFLA em incentivar a solidariedade como uma ação permanente, dando impulso a um amplo programa social de aproximação entre a Universidade e a comunidade de Lavras e região.

Solidariedade como ato colaborativo
Durante a cerimônia de entrega simbólica dos alimentos, os representantes das entidades beneficiadas reforçaram a importância da Rede Solidária – fórum permanente de interação para ajuda mútua, trocas de experiências e fortalecimento das causas que promovem a união entre elas. 

Do ponto de vista institucional, João Almir destaca que são diversas as possibilidades de articulação com a UFLA, permitindo ampliar o escopo das ações e o número de beneficiados. As entidades também podem contar com o apoio de técnicos, professores e estudantes, contribuindo para uma formação técnica, ética e cidadã.

Com o apoio da UFLA, a rede foi criada a partir da identificação de similaridades, já que as pessoas que lidam com os desafios diários dessas entidades compartilham as mesmas virtudes: a solidariedade e o amor ao próximo.

Neste ano, foi apresentado às entidades o site que está sendo criado para a Rede Solidária, com o apoio da Universidade. Em breve, o site será lançado com o objetivo de ser mais uma ferramenta de divulgação dos projetos, articulação entre as entidades e para atrair mais voluntários e doações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...