Consolidada como referência nacional do café, Belo Horizonte se prepara para receber 12 mil visitantes e gerar cerca de R$ 25 milhões em negócios
A capital do estado do café já se prepara para receber o maior encontro do setor no país e um dos principais do mundo. A terceira edição da Semana Internacional do Café - SIC 2015 será de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e espera 12 mil visitantes.
Para alavancar os negócios e fortalecer o segmento, a iniciativa vai contar com mais de 200 profissionais do setor, além de cerca de 100 expositores e 150 marcas, além de seminários, cursos e workshops.
Com um cenário desafiador para o setor, a SIC visa impulsionar os negócios e movimentar mais de R$ 25 milhões em negócios diretos. O encontro reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de todo o mundo.
Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC terá três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Já para os milhares de apreciadores e apaixonados por café, a Semana Internacional do Café é a oportunidade perfeita para aprimorar o paladar e conhecer as últimas novidades e tendências do mercado
Outro destaque é o DNA Café 2015, que realiza encontros, em formato de mesa-redonda, com representantes de diversos setores do café. Também fazem parte da agenda do evento, entre outros eventos simultâneos, o Fórum da Agricultura Sustentável, Reuniões do Educampo Café, Espaço Café+Forte, Sala de Cupping & Negócios, Coffee of the Year Brasil e o Encontro IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil. Haverá também a participação de profissionais de vários países, que apresentam conteúdos relevantes em áreas como cultivo, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios.
A SIC 2015 conta com Patrocinadores Diamante Sistema Ocemg, Sescoop e Sistema OCB; Patrocinador Prata Sicoob Sistema Crediminas e Patrocinador Bronze Jacto. Criada em 2013, a Semana Internacional do Café tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro.
Sediada em Belo Horizonte - Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo.
ÚLTIMA EDIÇÃO EM NÚMEROS
12 mil visitantes
170 marcas expositoras
7 patrocinadores e 9 apoiadores de associações de café, food service, mídias e órgãos governamentais
110 compradores de café verde
56 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 58 temas abordados
Ações
35 sessões de cupping e 1400 xícaras provadas
25 eventos simultâneos e 292 horas de conteúdo
10 cafés com pontuação 82+ concorreram ao título Coffee of the Year Brasil
40 mil cafés servidos por baristas de todo o Brasil
44 competidores nos campeonatos Brasileiro de Barista, Preparo de Café e Prova de Café
Resultados
R$ 25 milhões gerados
88 amostras de café de diversas origens produtoras para a Rodada de Negócios
Mais de 30mil visitantes nos sites do evento e mais de 150 mil visualizações
Mais de 9 mil curtidas e 14 mil seguidores nas redes sociais da SIC
Mais de 200 matérias publicadas nos principais veículos impressos e em rádio, TV e web
por Gisiane Alves - da assessoria
com edição
Maiores informações sobre a Semana Internacional do Café: www.semanainternacionaldocafe.com.br/
Comentários