Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS RECOMENDA QUE PREFEITOS FAÇAM PLANEJAMENTO REALISTA PARA 2016

Para a representante do TCEMG, Natália Aráujo, o orçamento do ano que vem não pode ser visto como uma carta ficcional. A expectativa de receita deve ser realista, evitando superestimativas irresponsáveis

O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) realiza ontem, 15 e hoje, 15, o Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015, em Passos, para as cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Na abertura do evento, a diretora da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal, Natália Araújo, representou o presidente conselheiro Sebastião Helvecio. 

A gestora pública reconheceu que, na cultura do brasileiro, o planejamento é algo que deixa a desejar. "Não planeja porque acha que a criatividade, na hora do aperto, vai dar um jeito e arrumar a solução. No entanto, quando se impõe uma severa crise, como esta que se coloca para nós, todos iremos concordar que o jeitinho do brasileiro não vai dar conta de planejar nossas prefeituras e de fechar a conta de nossas câmaras, das nossas autarquias e fundações", afirmou Natália. 

O chefe de gabinete do conselheiro presidente, Ronaldo Machado, também estava presente na solenidade. Para a representante do TCEMG, Natália Aráujo, o orçamento do ano que vem não pode ser visto como uma carta ficcional. A expectativa de receita deve ser realista, evitando superestimativas irresponsáveis. 

"Vamos encaminhar orçamentos realistas e não esperar que milagres aconteçam no meio do caminho, pensando com calma nos contratos. Se a gente não fizer isso, iremos assumir compromissos impossíveis de ser honrados ao longo do ano", disse.

O auxílio do Tribunal de Contas trazendo um evento de capacitação como o Encontro Técnico para os gestores diante da situação de crise política e econômica brasileira foi destacada pelo prefeito de Passos, Ataíde Vilela (PSDB). 

“O país chegou numa grande encruzilhada. A economia está em situação dramática. O encontro técnico vem nos premiar trazendo conhecimento porque ninguém hoje sabe como enfrentar este processo de crise. E, agora, iremos conversar sobre como fazer a execução orçamentária e financeira sem os recursos financeiros. É um desafio grande para nós. E o Tribunal de Contas vai nos ajudar dizendo como nos portar neste cenário”. 

Este é o primeiro evento de capacitação do TCEMG realizado na microrregião de Passos.O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) escolheu o tema Gestão Orçamentária e Responsabilidade Fiscal para a segunda rodada do seu Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015. O objetivo é contribuir para a efetividade da gestão pública por meio da capacitação de agentes públicos que atuam nos 853 municípios mineiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...