Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS RECOMENDA QUE PREFEITOS FAÇAM PLANEJAMENTO REALISTA PARA 2016

Para a representante do TCEMG, Natália Aráujo, o orçamento do ano que vem não pode ser visto como uma carta ficcional. A expectativa de receita deve ser realista, evitando superestimativas irresponsáveis

O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) realiza ontem, 15 e hoje, 15, o Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015, em Passos, para as cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Na abertura do evento, a diretora da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal, Natália Araújo, representou o presidente conselheiro Sebastião Helvecio. 

A gestora pública reconheceu que, na cultura do brasileiro, o planejamento é algo que deixa a desejar. "Não planeja porque acha que a criatividade, na hora do aperto, vai dar um jeito e arrumar a solução. No entanto, quando se impõe uma severa crise, como esta que se coloca para nós, todos iremos concordar que o jeitinho do brasileiro não vai dar conta de planejar nossas prefeituras e de fechar a conta de nossas câmaras, das nossas autarquias e fundações", afirmou Natália. 

O chefe de gabinete do conselheiro presidente, Ronaldo Machado, também estava presente na solenidade. Para a representante do TCEMG, Natália Aráujo, o orçamento do ano que vem não pode ser visto como uma carta ficcional. A expectativa de receita deve ser realista, evitando superestimativas irresponsáveis. 

"Vamos encaminhar orçamentos realistas e não esperar que milagres aconteçam no meio do caminho, pensando com calma nos contratos. Se a gente não fizer isso, iremos assumir compromissos impossíveis de ser honrados ao longo do ano", disse.

O auxílio do Tribunal de Contas trazendo um evento de capacitação como o Encontro Técnico para os gestores diante da situação de crise política e econômica brasileira foi destacada pelo prefeito de Passos, Ataíde Vilela (PSDB). 

“O país chegou numa grande encruzilhada. A economia está em situação dramática. O encontro técnico vem nos premiar trazendo conhecimento porque ninguém hoje sabe como enfrentar este processo de crise. E, agora, iremos conversar sobre como fazer a execução orçamentária e financeira sem os recursos financeiros. É um desafio grande para nós. E o Tribunal de Contas vai nos ajudar dizendo como nos portar neste cenário”. 

Este é o primeiro evento de capacitação do TCEMG realizado na microrregião de Passos.O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) escolheu o tema Gestão Orçamentária e Responsabilidade Fiscal para a segunda rodada do seu Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015. O objetivo é contribuir para a efetividade da gestão pública por meio da capacitação de agentes públicos que atuam nos 853 municípios mineiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.