Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS RECOMENDA QUE PREFEITOS FAÇAM PLANEJAMENTO REALISTA PARA 2016

Para a representante do TCEMG, Natália Aráujo, o orçamento do ano que vem não pode ser visto como uma carta ficcional. A expectativa de receita deve ser realista, evitando superestimativas irresponsáveis

O Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) realiza ontem, 15 e hoje, 15, o Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015, em Passos, para as cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Na abertura do evento, a diretora da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal, Natália Araújo, representou o presidente conselheiro Sebastião Helvecio. 

A gestora pública reconheceu que, na cultura do brasileiro, o planejamento é algo que deixa a desejar. "Não planeja porque acha que a criatividade, na hora do aperto, vai dar um jeito e arrumar a solução. No entanto, quando se impõe uma severa crise, como esta que se coloca para nós, todos iremos concordar que o jeitinho do brasileiro não vai dar conta de planejar nossas prefeituras e de fechar a conta de nossas câmaras, das nossas autarquias e fundações", afirmou Natália. 

O chefe de gabinete do conselheiro presidente, Ronaldo Machado, também estava presente na solenidade. Para a representante do TCEMG, Natália Aráujo, o orçamento do ano que vem não pode ser visto como uma carta ficcional. A expectativa de receita deve ser realista, evitando superestimativas irresponsáveis. 

"Vamos encaminhar orçamentos realistas e não esperar que milagres aconteçam no meio do caminho, pensando com calma nos contratos. Se a gente não fizer isso, iremos assumir compromissos impossíveis de ser honrados ao longo do ano", disse.

O auxílio do Tribunal de Contas trazendo um evento de capacitação como o Encontro Técnico para os gestores diante da situação de crise política e econômica brasileira foi destacada pelo prefeito de Passos, Ataíde Vilela (PSDB). 

“O país chegou numa grande encruzilhada. A economia está em situação dramática. O encontro técnico vem nos premiar trazendo conhecimento porque ninguém hoje sabe como enfrentar este processo de crise. E, agora, iremos conversar sobre como fazer a execução orçamentária e financeira sem os recursos financeiros. É um desafio grande para nós. E o Tribunal de Contas vai nos ajudar dizendo como nos portar neste cenário”. 

Este é o primeiro evento de capacitação do TCEMG realizado na microrregião de Passos.O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) escolheu o tema Gestão Orçamentária e Responsabilidade Fiscal para a segunda rodada do seu Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2015. O objetivo é contribuir para a efetividade da gestão pública por meio da capacitação de agentes públicos que atuam nos 853 municípios mineiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

ÁLVARO DAMIÃO GARANTE R$ 1 BILHÃO PARA NOVO ANEL JUNTO AO BANCO DO BRICS

A Prefeitura de Belo Horizonte terá R$ 1 bilhão para obras do Novo Anel em financiamento junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco do Brics. O acordo financeiro foi firmado nesta quinta-feira (9) em Xangai, na China, onde o prefeito Álvaro Damião reuniu-se com a presidente da instituição, a ex-presidente da República Dilma Rousseff. “No nosso primeiro dia em Xangai, sou recebido pela presidente do banco Brics, nossa eterna presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e quero agradecer pelo carinho com os belo-horizontinos e os mineiros. Na hora que fiz um pedido a ela, ela olhou para mim e disse assim, estamos juntos”, afirmou o prefeito. De acordo com Álvaro Damião, as tratativas formais para a liberação dos recursos já começaram e vão avançar “de forma acelerada”. No encontro com Dilma Rousseff, que nasceu em Belo Horizonte, ele apresentou um panorama da cidade e os projetos da gestão. “O prefeito falou para mim dos problemas de Belo Horizonte e levantou um deles, que é a questã...

VARGINHA RECEBE ENCONTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS BRASIL, ÍNDIA E INDONÉSIA

Na manhã desta quinta-feira, 9 de outubro, Varginha sediou a edição local do Internacionaliza Minas , um encontro voltado à promoção de parcerias comerciais e tecnológicas entre Brasil, Índia e Indonésia . O evento foi realizado no Porto Seco Sul de Minas , reunindo empresários, representantes de câmaras internacionais e autoridades municipais. A iniciativa, promovida pela Câmara Indo-Brasileira de Comércio e Indústria , pela Câmara Brasil–Indonésia e pela Prefeitura de Varginha, teve como foco apresentar oportunidades de investimento, inovação e intercâmbio empresarial entre os países participantes. Entre os temas abordados, destacaram-se as oportunidades da Tech Mahindra para a região, tecnologia para resíduos sólidos urbanos com a Bhumi Green Energy , turismo indiano para o Sul de Minas , missão comercial à Índia em novembro e a prospecção de parcerias para empresas interessadas em expandir negócios com Índia e Indonésia. O prefeito Leonardo Ciacci realizou a abertura do evento de...