Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS VAI SEDIAR O MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA DA AMÉRICA LATINA

Estima que devem participar cerca de 700 competidores, vinculados a grupos universitários ou autônomos e mais de 5 mil visitantes durante os dias do evento


A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará, no período de 30 de outubro a 2 de novembro, a terceira edição do Summer Challenge. Maior evento de robótica da América Latina, o evento é constituído por competições de combate de robôs, construídos por equipes de todo o Brasil e outros países. 

O Summer Challenge ocorrerá no Ginásio Poliesportivo da UFLA. A equipe de robótica Troia, realizadora do evento, estima que devem participar cerca de 700 competidores, vinculados a grupos universitários ou autônomos e mais de 5 mil visitantes durante os dias do evento.

A entrada será gratuita para o público. Já para as equipes, há um valor a ser pago por pessoa. Os valores, de acordo com a data de cadastro, podem ser vistos nesta página de inscrição. Esta é a primeira vez que o evento será realizado fora do estado de São Paulo: a primeira edição ocorreu em Campos do Jordão, em 2011; e a segunda, em São Caetano do Sul, no ano seguinte.

A inserção da UFLA na área da robótica se deu, principalmente, com a abertura do curso de Engenharia de Controle e Automação e por meio da atuação da equipe Troia, formada em 2012 por estudantes da UFLA. Apesar de jovem, o grupo já figura como o 14º em um ranking constituído por mais de 450 equipes cadastradas pela RoboCore. Essa organização organiza os principais eventos de robótica no Brasil e participa da realização do Summer Challenge.

Categorias
As competições do Summer Challenge ocorrerão em várias categorias. Nos combates de robôs, o objetivo é que um deles imobilize ou destrua o adversário. 

Os robôs são controlados remotamente e possuem armas, mas há uma série de regras a serem seguidas, como subdivisão por peso e combate em local seguro. Na categoria sumô, o robô deve empurrar o oponente para fora do ringue. 

No trekking, no entanto, o robô é autônomo e deve chegar a lugares pré-definidos seguindo uma ordem e programação pré-definidas. No hockey, dois times constituídos por três robôs cada competem tentando fazer gols. Os robôs seguidores de linha, por sua vez, devem ser programados para seguirem uma linha traçada no chão; quem realiza o trajeto em menor tempo vence.
com Mateus Lima

Serviço
Evento: Summer Challenge 3ª Edição
Local: Ginásio Poliesportivo da UFLA
Data: 30/10 a 02/11/2015
Valores - Público: Entrada Gratuita - Equipes: Variam de acordo com as datas. Veja mais detalhes aqui.

Programação
30/10 (sexta)
  • 10h – Inspeção de segurança
  • 20h – Término das atividades do dia
31/10 (sábado)
  • 10h – Início das competições
  • 13h – Intervalo
  • 14h – Reinício das competições
  • 20h – Término das atividades do dia
1º/11 (domingo)
  • 10h – Início das competições
  • 13h – Intervalo
  • 14h – Reinício das competições
  • 20h – Término das atividades do dia
2/11 (segunda)
  • 10h – Início das competições
  • 13h – Intervalo
  • 14h – Reinício das competições
  • 20h – Término das atividades do dia
  • 21h – Premiação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.