Pular para o conteúdo principal

FORMALIZADA PROPOSTA PARA INICIAR PESQUISAS SOBRE CARROS INTELIGENTES

Universidade Federal de Lavras articula parcerias e desenvolve projetos para apoiar pesquisas com veículos inteligentes

Professor Arthur de Miranda, durante viagem à França, aprovou a experiência do deslocamento em veículo autônomo

No início deste mês de outubro, o professor do Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Arthur de Miranda Neto, esteve na França, visitou a Universidade Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ).

O docente participou do principal congresso do mundo sobre pesquisas com veículos inteligentes, o ITS Bordeaux. Durante o evento, pela primeira vez, veículos autônomos realizaram deslocamentos em solo francês. 

No momento, está sendo preparado um acordo de dupla titulação em nível de doutorado entre a UFLA e a UVSQ, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA), tendo o objetivo de fortalecer as pesquisas conjuntas na área. 

Motivada pelo sucesso de sua premiada política de sustentabilidade, Federal de Lavras dá o primeiro passo rumo à pesquisas sobre carros inteligentes. Veículos que poderão dirigir sozinhos, fazem seu próprio diagnóstico mecânico e possuem telas enormes no lugar do para-brisas. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Ou seja, responsabilidade de quem está no comando da direção. Em 2009, o Google iniciou os testes de seu carro autônomo, o Chauffeur, um Toyota Prius.

Durante a viagem à França, o professor Arthur entregou, formalmente, uma carta encaminhada pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, ao diretor geral do Instituto francês Vedecom, Antoine Mullender.

O Vedecom é uma fundação ligada à UVSQ que mantém estrutura de pesquisa relacionada à mobilidade verde. O instituto congrega empresas e instituições como PSA Peugeot-Citroën, Renault, Safran, VELEO, Cetim, ESIGELEC, ESTACA, IFP Energies Nouvelles, IFSTTAR, estes são membros fundadores. 

Três grandes áreas são envolvidas pelos trabalhos do instituo francês: veículos elétricos, veículos autônomos e eco-mobilidade. É com base nessa experiência que se propõe a estruturação no Brasil do Instituto de Eco-mobilidade.

Associaram-se, em um segundo momento as organizações Atos, AIRBUS Industries, Continental, Transdev, INRIA, Nexyad, ParisTech, CEA, Universidade de Cergy-Pontoise, pequenas e micro empresas do setor, UTAC-CERAM duas comunidades urbanas de Versailles e Grand Parc Saint-Quentin-en-Yvelines e o  estabelecimento público Paris-Saclay. 


Proposta da universidade
Pelo documento encaminhado ao diretor-geral do Vedecom, a reitoria da UFLA convida os líderes do instituto para uma visita às instalações da UFLA e para que conheçam a proposta de pista para testes de veículos inteligentes no contexto do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT).

Também faz parte da proposta em elaboração a assinatura de acordo entre a UFLA e o Vedecom para criação de uma Antena Vedecom no Brasil , tendo a UFLA como base. 

Esse projeto prevê benefícios tanto para o interesse público quanto para a rotina acadêmica, que passará a contar com maior fluxo de pesquisadores renomados da área e poderá gerar para estudantes e professores o contato frequente com carros de testes. 

Em reunião realizada em agosto na reitoria da UFLA, a instituição abriu-se à possibilidade de abrigar um dos polos do instituto.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho