terça-feira, 20 de outubro de 2015

FORMALIZADA PROPOSTA PARA INICIAR PESQUISAS SOBRE CARROS INTELIGENTES

Universidade Federal de Lavras articula parcerias e desenvolve projetos para apoiar pesquisas com veículos inteligentes

Professor Arthur de Miranda, durante viagem à França, aprovou a experiência do deslocamento em veículo autônomo

No início deste mês de outubro, o professor do Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Arthur de Miranda Neto, esteve na França, visitou a Universidade Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ).

O docente participou do principal congresso do mundo sobre pesquisas com veículos inteligentes, o ITS Bordeaux. Durante o evento, pela primeira vez, veículos autônomos realizaram deslocamentos em solo francês. 

No momento, está sendo preparado um acordo de dupla titulação em nível de doutorado entre a UFLA e a UVSQ, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA), tendo o objetivo de fortalecer as pesquisas conjuntas na área. 

Motivada pelo sucesso de sua premiada política de sustentabilidade, Federal de Lavras dá o primeiro passo rumo à pesquisas sobre carros inteligentes. Veículos que poderão dirigir sozinhos, fazem seu próprio diagnóstico mecânico e possuem telas enormes no lugar do para-brisas. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Ou seja, responsabilidade de quem está no comando da direção. Em 2009, o Google iniciou os testes de seu carro autônomo, o Chauffeur, um Toyota Prius.

Durante a viagem à França, o professor Arthur entregou, formalmente, uma carta encaminhada pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, ao diretor geral do Instituto francês Vedecom, Antoine Mullender.

O Vedecom é uma fundação ligada à UVSQ que mantém estrutura de pesquisa relacionada à mobilidade verde. O instituto congrega empresas e instituições como PSA Peugeot-Citroën, Renault, Safran, VELEO, Cetim, ESIGELEC, ESTACA, IFP Energies Nouvelles, IFSTTAR, estes são membros fundadores. 

Três grandes áreas são envolvidas pelos trabalhos do instituo francês: veículos elétricos, veículos autônomos e eco-mobilidade. É com base nessa experiência que se propõe a estruturação no Brasil do Instituto de Eco-mobilidade.

Associaram-se, em um segundo momento as organizações Atos, AIRBUS Industries, Continental, Transdev, INRIA, Nexyad, ParisTech, CEA, Universidade de Cergy-Pontoise, pequenas e micro empresas do setor, UTAC-CERAM duas comunidades urbanas de Versailles e Grand Parc Saint-Quentin-en-Yvelines e o  estabelecimento público Paris-Saclay. 


Proposta da universidade
Pelo documento encaminhado ao diretor-geral do Vedecom, a reitoria da UFLA convida os líderes do instituto para uma visita às instalações da UFLA e para que conheçam a proposta de pista para testes de veículos inteligentes no contexto do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT).

Também faz parte da proposta em elaboração a assinatura de acordo entre a UFLA e o Vedecom para criação de uma Antena Vedecom no Brasil , tendo a UFLA como base. 

Esse projeto prevê benefícios tanto para o interesse público quanto para a rotina acadêmica, que passará a contar com maior fluxo de pesquisadores renomados da área e poderá gerar para estudantes e professores o contato frequente com carros de testes. 

Em reunião realizada em agosto na reitoria da UFLA, a instituição abriu-se à possibilidade de abrigar um dos polos do instituto.








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