Pular para o conteúdo principal

LIDERANÇAS REIVINDICAM CRIAÇÃO DE CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE NA REGIÃO

Após quatro meses e 20 mil propostas debatidas, Poços de Caldas recebeu o último evento dos Fóruns Regionais de Governo


A cidade de Poços de Caldas recebeu, no sábado passado, 3, a segunda etapa do Território Sul. O evento também foi a 34ª e última etapa do Fórum Regional de Governo, que durou quatro meses, passou pelos 17 territórios mineiros e envolveu propostas e discussões de mais de 20 mil lideranças.

Cerca de 500 pessoas participaram da etapa de Poços de Caldas. Uma delas, Cyntia Valeria de Oliveira, de Lavras, é militante do Levante Popular da Juventude e participou do eixo Proteção Social e Saúde. Ela reivindica a criação de um Centro de Referência da Juventude na região.

“Queremos garantia de cultura, esporte e lazer. Apesar dos limites, o Fórum Regional de Governo é uma boa iniciativa no sentido de buscar mais participação e protagonismo dos movimentos sociais que conhecem as pautas populares", destaca Cyntia. 

Além do eixo Proteção Social e Saúde, os participantes foram divididos em outros quatro grupos para discutir os seguintes temas: Educação e Cultura; Desenvolvimento Produtivo e Inovação Tecnológica; Segurança Pública; e Infraestrutura e Logística. O objetivo foi levantar as dez principais demandas em cada uma dessas cinco áreas.

No eixo Desenvolvimento Produtivo e Inovação Tecnológica, o fortalecimento econômico das instâncias de governanças regionais, bem como da política pública do turismo, foi uma das principais demandas discutidas, já que a região costuma atrair visitantes de todo o país em função das suas estâncias hidrominerais.

Os participantes querem mais ações de capacitação (turismo, educação ambiental e patrimonial) e melhoria de toda a infraestrutura (manutenção de estradas, sinalizações urbana e rural e atrativos turísticos).

Já o eixo Infraestrutura e Logística teve a principal reivindicação feita pela tribo indígena Xucuru Kariri, do município de Caldas, cujos representantes compareceram à segunda etapa do Terrritório Sul. Eles solicitam o asfaltamento da rodovia BR-459 até a aldeia, além da construção de um desvio na estrada ao lado da terra indígena e do aprimoramento da infraestrutura de energia elétrica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.