Pular para o conteúdo principal

POÇOS É A MELHOR CIDADE DE PORTE MÉDIO DE MINAS GERAIS E A SEGUNDA DO BRASIL

Ranking foi divulgado pela Istoé/Austin Rating

Ao lado das Thermas Antônio Carlos, na área central de Poços, o Calendário Floral é feito por variadas flores e plantas, placas de cimento e pedrinhas, onde marca a data e a estação do ano, com atualização diária

Poços de Caldas é a melhor cidade de porte médio de Minas Gerais e a segunda melhor nesta categoria do país, de acordo com o anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, publicado pela Revista Istoé, a partir de levantamento e análise de dados realizados pela consultoria Austin Rating.

Para chegar ao resultado, divulgado no último mês, a empresa responsável pelo estudo dissecou as contas de 5.565 municípios brasileiros para mensurar as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se espraiam nas áreas social e digital. Desta forma, o índice é composto por quatro indicadores: social, fiscal, econômico e digital.

Os Indicadores Sociais reúnem os dados referentes à demografia, habitação, qualidade de vida, saúde, risco juvenil, vulnerabilidade e educação. 

Os Indicadores Fiscais reúnem as informações sobre receita total, receita tributária, despesa total, resultado primário, autonomia fiscal, despesas com pessoal e encargos sociais. Já os Indicadores Econômicos avaliam PIB municipal, PIB per capita, carga tributária, comércio exterior, frota de veículos, população economicamente ativa e rendimento médio. 

Por fim, os Indicadores Digitais se referem aos dados sobre domicílios com computadores, domicílios com computadores e acesso à internet e domicílios com telefones móveis.

Os dados compilados são de 2014, a partir dos relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las. A consultoria Austin Rating passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados com o objetivo de identificar aquelas ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. “Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, diz Alex Agostini, o responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Rating, no texto de divulgação do ranking.

No ranking de cidades de médio porte, Poços de Caldas ocupa a 2ª colocação em todo o país, atrás apenas do município de Itajaí/SC. Poços é a melhor cidade de médio porte de Minas Gerais, sendo seguida, no estado, por Nova Lima, que ocupa a 11ª posição no ranking. Da região, Pouso Alegre ocupa a 22ª posição e Varginha aparece em 36º lugar.

Para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), o ranking demonstra a qualidade de vida da cidade e o empenho da administração municipal em ampliar e melhorar os serviços públicos. 

“Isso reflete diretamente nos indicadores sociais avaliados, com ações nas áreas de saúde, educação e promoção social, prioridades da nossa gestão. Demonstra também o papel que o município desempenha não só como pólo regional, mas também sua importância no Estado e no país”, avalia Eloísio.


Todos os dados do ranking “As Melhores Cidades do Brasil” podem ser acessados na Internet, no link: http://melhorescidadesdobrasil.com.br.

Ranking
As dez melhores cidades de médio porte do Brasil são:

1 Itajaí/SC
2 Poços de Caldas/MG
3 Criciúma/SC
4 Jaraguá do Sul/SC
5 Passo Fundo/RS
6 Rio Claro/SP
7 Pinhais/PR
8 Chapecó/SC
9 Santa Bárbara D’Oeste/SP
10 Dourados/MS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.