Pular para o conteúdo principal

PROJETO ENTRE INATEL E MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES FOCA PESQUISA EM 5G


Com investimento do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) implantou este ano, no campus em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, o Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR).

O centro concentra pesquisas e desenvolvimento tecnológico de soluções para o acesso à Internet banda larga sem fio, enlaces de comunicação via satélite, radioenlaces de longo alcance e grande capacidade e, principalmente, redes de comunicações móveis de 5ª Geração. 

O trabalho do CRR foi apresentado no Futurecom, o maior evento de TIC da América Latina, durante a palestra do pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa do Inatel, professor José Marcos Câmara Brito, que também coordena o CRR. A palestra aconteceu nesta terça-feira, 27, no Auditório Argentina do Transamérica Expo, em São Paulo.

O Centro de Referência em Radiocomunicações foi criado em dezembro de 2014, em um projeto entre Inatel, FINEP, MiniCom e Funttel, e atualmente envolve 30 profissionais. 

De acordo com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MiniCom), Maximiliano Salvadori Martinhão, a expertise do Inatel na área de radiocomunicações foi determinante para a instalação do CRR. 

"O Brasil tem um grande território e isso demanda o uso de comunicação por rádio para chegar nos lugares mais remotos desse nosso país, seja por comunicação terrestre ou espacial, por satélite. E o Inatel há muito tempo produz estudos sobre esse assunto e, com certeza, apresentará resultados".

O coordenador do CRR, José Marcos Câmara Brito, explica que a escassez de oferta de serviços de qualidade em algumas cidades pequenas e rurais do Brasil muitas vezes se deve à dificuldade de levar infraestrutura de telecomunicações a estas regiões. 

Por isso, as pesquisas em radioenlaces digitais de alta capacidade são importantes, já que a comunicação sem fio pode ser a tecnologia viabilizadora do atendimento destas localidades.

Mais da metade dos recursos que serão aportados no CRR ao longo de três anos de trabalho serão aplicados nas pesquisas de redes 5G. 

Os pesquisadores estão levantando os prováveis cenários de utilização dessa rede no Brasil, bem como as necessidades e demandas específicas para a implementação da 5ª geração no Brasil. Uma análise comparativa profunda sobre as técnicas candidatas a comporem o próximo padrão de comunicações móveis também está sendo realizada. 

"A expectativa é de que, no final desses três anos de pesquisa, o Centro apresente três modelos de referência que possam ser utilizados pela indústria para o desenvolvimento de protótipos e produtos inovadores para a área de radiocomunicações", afirma Brito.

Os resultados já aparecem em menos de um ano de projeto. Duas patentes já estão em andamento: de um conversor de RF banda larga baseado em tecnologia fotônica e uma antena com múltiplas bandas para redes 5G. 

As soluções encontradas serão transferidas para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia nacional, a criação de novas empresas na área e até mesmo a exportação de tecnologia de ponta. 

Também são objetivos do CRR o treinamento e capacitação na área e a apresentação de metodologias para testes de certificação de produtos e processos para as redes de 5ª geração.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/