Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÃO NA UFLA - FORTALECIMENTO DOS CURSOS NOTURNOS E POLÍTICAS DE DIVERSIDADE

Debate nesta sexta-feira vai dar o tom da campanha. Evento também será uma oportunidade da comunidade acadêmica conhecer com profundidade as propostas dos candidatos


A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) vai às urnas no próximo dia 26, para escolher o reitor e vice que irão dirigir a instituição no período de 2016 a 2020.

Fortalecimento dos cursos noturnos, das ciências humanas, da educação à distância, desburocratização dos procedimentos, valorização do servidor e promoção de políticas de diversidade na universidade, principalmente nas campanhas institucionais, estão entre as principais pautas de reivindicações no âmbito da instituição. 

Desde que foi promovida a Reforma Universitária por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFLA experimentou um período de amplo crescimento de sua estrutura física e a criação de novos cursos de graduação, muitos deles no período noturno. 

Além disso, por meio do Reuni, a universidade implantou novos cursos de licenciatura e cursos à distância e consequentemente a criou o Departamento de Ciências Humanas (DCH). Até então, o campus da UFLA não contava com cursos noturnos. 

Além disso, a expansão trouxe maior diversidade para o campus, com a chegada de estudantes das mais variadas classes sociais e também com algum tipo de deficiência física, muitos que antes não tinha oportunidade de estudar em uma instituição pública de ensino superior. 

Outro fator importante, é que muitas pessoas que trabalham durante o dia, com a abertura dos cursos noturnos, tiveram a oportunidade de cursar o ensino superior. 

Diariamente é possível ver no campus da UFLA à noite, pessoas ainda com o uniforme do trabalho. Muitas saem do serviço e já se deslocam diretamente para a instituição.

Nesta sexta-feira, 6, às 16h, no Salão de Convenções da universidade, será realizado o primeiro debate entre os candidatos. O evento vai dar o tom da campanha e será uma oportunidade da comunidade acadêmica conhecer com profundidade as propostas de ambos. 

Lideranças já se mobilizam para cobrar o fortalecimento, principalmente da área de humanas e dos cursos noturnos, neste caso com o reforço da iluminação no campus e ampliação na oferta dos serviços básicos. 

Além disso, cobram a ampliação da inclusão nos espaços da instituição de pessoas com deficiência, promoção de atividades de valorização da cultura afro-brasileira, africana, dos povos indígenas e das práticas pedagógicas emancipatórias, que englobam todos aqueles que historicamente foram excluídos do processo educacional, seja por questões de orientação sexual, religiosa, origem social e tantas outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho