Pular para o conteúdo principal

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO SAMUEL LIBÂNIO RECEBE TREINAMENTO PARA FAZER INFUSÃO INÉDITA


Um fato inédito foi realizado na noite desta quarta-feira, 12, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL): a infusão de medicamento em um paciente pousoalegrense com a síndrome de Hunter. 

Para o procedimento, a enfermeira Milene Alves, da Fhemig de Belo Horizonte, acompanhada por uma equipe da Associação Mineira dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras(AMPMPS), aplicou um treinamento para componentes de uma equipe multidisciplinar do HCSL que fará a infusão do medicamento a partir de agora. 

"Essa infusão sendo aplicada aqui no Hospital vai ajudar muito a gente pois não precisa deslocar para Belo Horizonte para receber o medicamento que vai melhorar muito a qualidade de vida do meu filho", afirma a mãe de Nicolas Ramos Herculano da Silva, Ana Elisa Ramos da Silva.

Tudo começou quando a família de Nicolas de 4 anos, diagnosticado com mucopolissacaridose (MPSII), doença conhecida como síndrome de Hunter, conseguiu via judicial medicamentos para o tratamento do garoto que será feito no HCSL. 

"Quando Nicolas foi diagnosticado com a doença, entramos com o pedido judicial, recebemos o medicamento, e estamos fazendo a primeira infusão na sua cidade natal. Essa medicação deve ser usada para o resto da vida pelo paciente, pois existe a falta de uma enzima em seu organismo", conta a presidente da AMPMPS, Miriam Sandra Gontijo Oliveira, que agradeceu a receptividade que teve dos funcionários do HCSL.

Nicolas, que é o primeiro paciente a usar o medicamento via judicial em Pouso Alegre para MPS II, tem que receber dois frascos do medicamento por semana, sendo que cada um deles tem o custo de R$7 mil.

Sobre a mucopolissacaridose
A mucopolissacaridose (MPS), uma doença genética raríssima, progressiva e multissistêmica. Provocada por uma deficiência enzimática, a doença tem sete tipos. O tipo 2 é também conhecido como síndrome de Hunter.

O medicamento usado no tratamento é muito caro. Segundo a presidente Miriam Oliveira, o acesso ao tratamento tem ocorrido por meio de liminares judiciais, na maioria dos casos, ou pelo uso compassivo - quando as crianças fazem parte de pesquisas científicas. 

Ela reconhece que o tratamento é dispendioso, mas lembra que o acesso é um direito das crianças, uma vez que, quando isso não ocorre, podem até mesmo morrer.

Trata-se de uma doença genética, autossômica recessiva, que faz parte dos erros inatos do metabolismo. A enfermidade se caracteriza pela falta de enzima que realiza a digestão de componentes das estruturas das células, conhecidos como glicosaminoglicanos (GAG), que são moléculas formadas por açúcares que, junto com a água, formam substâncias viscosas e lubrificantes que permitem, por exemplo, o movimento das articulações do corpo.

Feições diferentes, crescimento do crânio, língua e lábios grossos, presença de hérnia umbilical, aumento do volume do fígado e do baço, coluna arqueada, infecção do trato respiratório (otite, sinusite, pneumonia de repetição) e problemas cardíacos (sopro no coração) são alguns dos sintomas mais frequentes.

Os portadores da síndrome de Hunter podem apresentar também perdas auditivas, espessamento das válvulas cardíacas - que acarretam o declínio das funções cardíacas - doença por obstrução das vias aéreas e apnéia do sono. 

A amplitude dos movimentos e mobilidade também pode ser afetada. Nem todos os portadores de MPS são afetados da mesma maneira, e a velocidade da progressão dos sintomas é muito variável. No entanto, a síndrome de Hunter é sempre grave, progressiva e limitadora da qualidade ou do tempo de vida.

Os interessados podem obter mais informações sobre a doença pelos telefones da Associação Mineira dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras(AMPMPS) (34) 99906-7676 (Francinete) e (37) 99941-2235 (Miriam).
com assessoria - HCSL e FUVS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...