Pular para o conteúdo principal

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO SAMUEL LIBÂNIO RECEBE TREINAMENTO PARA FAZER INFUSÃO INÉDITA


Um fato inédito foi realizado na noite desta quarta-feira, 12, no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL): a infusão de medicamento em um paciente pousoalegrense com a síndrome de Hunter. 

Para o procedimento, a enfermeira Milene Alves, da Fhemig de Belo Horizonte, acompanhada por uma equipe da Associação Mineira dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras(AMPMPS), aplicou um treinamento para componentes de uma equipe multidisciplinar do HCSL que fará a infusão do medicamento a partir de agora. 

"Essa infusão sendo aplicada aqui no Hospital vai ajudar muito a gente pois não precisa deslocar para Belo Horizonte para receber o medicamento que vai melhorar muito a qualidade de vida do meu filho", afirma a mãe de Nicolas Ramos Herculano da Silva, Ana Elisa Ramos da Silva.

Tudo começou quando a família de Nicolas de 4 anos, diagnosticado com mucopolissacaridose (MPSII), doença conhecida como síndrome de Hunter, conseguiu via judicial medicamentos para o tratamento do garoto que será feito no HCSL. 

"Quando Nicolas foi diagnosticado com a doença, entramos com o pedido judicial, recebemos o medicamento, e estamos fazendo a primeira infusão na sua cidade natal. Essa medicação deve ser usada para o resto da vida pelo paciente, pois existe a falta de uma enzima em seu organismo", conta a presidente da AMPMPS, Miriam Sandra Gontijo Oliveira, que agradeceu a receptividade que teve dos funcionários do HCSL.

Nicolas, que é o primeiro paciente a usar o medicamento via judicial em Pouso Alegre para MPS II, tem que receber dois frascos do medicamento por semana, sendo que cada um deles tem o custo de R$7 mil.

Sobre a mucopolissacaridose
A mucopolissacaridose (MPS), uma doença genética raríssima, progressiva e multissistêmica. Provocada por uma deficiência enzimática, a doença tem sete tipos. O tipo 2 é também conhecido como síndrome de Hunter.

O medicamento usado no tratamento é muito caro. Segundo a presidente Miriam Oliveira, o acesso ao tratamento tem ocorrido por meio de liminares judiciais, na maioria dos casos, ou pelo uso compassivo - quando as crianças fazem parte de pesquisas científicas. 

Ela reconhece que o tratamento é dispendioso, mas lembra que o acesso é um direito das crianças, uma vez que, quando isso não ocorre, podem até mesmo morrer.

Trata-se de uma doença genética, autossômica recessiva, que faz parte dos erros inatos do metabolismo. A enfermidade se caracteriza pela falta de enzima que realiza a digestão de componentes das estruturas das células, conhecidos como glicosaminoglicanos (GAG), que são moléculas formadas por açúcares que, junto com a água, formam substâncias viscosas e lubrificantes que permitem, por exemplo, o movimento das articulações do corpo.

Feições diferentes, crescimento do crânio, língua e lábios grossos, presença de hérnia umbilical, aumento do volume do fígado e do baço, coluna arqueada, infecção do trato respiratório (otite, sinusite, pneumonia de repetição) e problemas cardíacos (sopro no coração) são alguns dos sintomas mais frequentes.

Os portadores da síndrome de Hunter podem apresentar também perdas auditivas, espessamento das válvulas cardíacas - que acarretam o declínio das funções cardíacas - doença por obstrução das vias aéreas e apnéia do sono. 

A amplitude dos movimentos e mobilidade também pode ser afetada. Nem todos os portadores de MPS são afetados da mesma maneira, e a velocidade da progressão dos sintomas é muito variável. No entanto, a síndrome de Hunter é sempre grave, progressiva e limitadora da qualidade ou do tempo de vida.

Os interessados podem obter mais informações sobre a doença pelos telefones da Associação Mineira dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras(AMPMPS) (34) 99906-7676 (Francinete) e (37) 99941-2235 (Miriam).
com assessoria - HCSL e FUVS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.